Reunião na CUT/MG articula formação da Frente Popular de Esquerda em Minas

Objetivo é unir forças em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e contra o retrocesso, entre outras questões da Plataforma Nacional

Dirigentes sindicais, dos movimentos sociais, movimentos estudantis, políticos e militantes lotaram, na noite da última quinta-feira (16), o auditório da sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), em Belo Horizonte, na primeira reunião de formação da Frente Popular de Esquerda. Coordenada pela presidenta da CUT/MG e coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, e Frederico Santana Rick, da Consulta Popular, o encontro teve como objetivo articular agendas, manifestações, atos e mobilizações contra o retrocesso, em defesa da democracia e da soberania nacional. Participaram da reunião os deputados estaduais Cristiano Silveira, Professor Neivaldo e Rogério Correia e o deputado federal Padre João.

Na reunião, foram feitas análises sobre as conjunturas nacional e estadual e apresentadas propostas de mobilização para frear o avanço da direita; que prega golpe, retrocesso, a instabilidade econômica e política, ameaçando, sobretudo, a soberania nacional. Ficou definida a realização de uma Plenária no dia 4 de agosto, com ato público para o lançamento da Frente Popular de Esquerda e apresentação da Plataforma Mineira. A atividade vai anteceder a Conferência Nacional, programada para os dias 5 e 6 de setembro, que deve acontecer também em Belo Horizonte.

“As ruas do Estado não viraram à direita nas manifestações de junho de 2013 e nas eleições do ano passado pela capacidade de atuação e pela unidade dos movimentos populares. As marchas do dia 13 de março e as mobilizações do Dia Nacional de Luta, em 7 de abril, foram uma demonstração disto”, disse a presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira.

O objetivo claro da Frente Popular de Esquerda em Minas Gerais, que faz parte de um movimento nacional, é unir forças em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores, entre outras questões da Plataforma Nacional.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário – 20/07/15)