Revista de estudos pedagógicos circula com três novas seções

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou este mês o número 242 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), que aborda conteúdos relacionados às pesquisas na área de educação. A nova edição está dividida em três seções: Estudos, Relatos de experiência e Resenhas.

Relatos de Experiência é a novidade, passando a fazer parte da RBEP a partir dessa primeira edição de 2015. A seção privilegia a prática educacional, com artigos teoricamente fundamentados, oriundos de projetos de intervenção pedagógica em contextos de educação ou de formação continuada de profissionais da educação.

Composta por onze artigos, a seção Estudos traz textos sobre a adoção das novas tecnologias no campo da educação, como o uso das redes sociais por jovens brasileiros e portugueses. A área também contempla temas como alfabetização, apropriação da escrita e letramento, além de educação infantil. Os indicadores educacionais da educação básica e superior serviram de referência para dois desses artigos.

Especialistas interessados em gestão educacional podem conferir trabalhos que tratam da construção coletiva do projeto político-pedagógico e da organização de uma rede de ensino na perspectiva da teoria crítica da sociedade.

Em Resenhas, dois textos encerram a última parte do periódico: O pensamento e a obra de Lourenço Filho acerca da literatura infantil e juvenil e Gênese da avaliação educacional no Brasil.

RBEP – Lançada em julho de 1944, marco importante para o Inep, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, em formato impresso e eletrônico, cujo conteúdo aborda artigos inéditos, relacionados às pesquisas na área de educação.

Habitualmente o instituto atende a diversos pedidos de pesquisadores interessados nos estudos, entrevistas e debates noticiados na revista. Boa parte da coleção impressa da RBEP encontra-se acessível para consulta no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), na sede da autarquia. Os volumes estão em processo de digitalização.

(Site MEC – Assessoria de Comunicação Social do Inep – 29/04/15)

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.