Notícias

Secretário de Desenvolvimento Agrário visita a CUT/MG

  • 09/02/2015


Glênio Mariano recebe demandas das mulheres e da agricultura familiar e reafirma disposição do governo para o diálogo e construção de propostas

Primeiro integrante do governo estadual a procurar, por iniciativa própria, a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), secretário de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins de Lima Mariano, visitou a sede da entidade, no Centro de Belo Horizonte, no início da tarde desta terça-feira (3). Ele foi recebido pela presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira; pela secretária de Mulheres, Terezinha de Souza Trindade; pelo secretário de Comunicação, Neemias Rodrigues; por Genilton Miranda, da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar de Minas Gerais (Fetraf-MG); e por Stefanio Marques Telles, assessor do Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, criada pelo governador Fernando Pimentel para cuidar da agricultura familiar, depende de aprovação na Assembleia Legislativa. Por enquanto, Glênio Mariano é subsecretário de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, dentro da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Para nós é muito simbólico você ser o primeiro membro do governo Pimentel que quis vir à CUT e mostrar disposição para dialogar com quem representa a classe trabalhadora. Acredito que você vai ter muitas dificuldades, tendo em vista a herança maldita deixada pelos governos anteriores. Avaliamos que o melhor será discutirmos uma agenda propositiva, pois a CUT não é adesista e tem muito que contribuir. Não estamos num bom momento no Estado e ainda sofremos ameaças do PSDB e as dificuldades podem ser grandes na Assembleia Legislativa. Mesmo assim, temos condições de fazer agendas muito propositivas, inclusive para a agricultura familiar e os assalariados rurais. Agradecemos muito a sua visita e a CUT estará sempre de portas abertas”, disse a presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira.

“Me sinto muito honrado, por ser recebido por vocês. Vim até a CUT para colocar em prática uma ação que o governador nos orientou que é ouvir para governar. Venho à CUT com a convicção de que vamos realizar um bom diálogo e um bom debate com os trabalhadores rurais”, afirmou o secretário Glênio Mariano, técnico em Agropecuária e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela UFMG.  Ele foi chefe de gabinete, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamento e superintende regional substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Minas Gerais.

A secretária de Mulheres da CUT/MG, Terezinha de Souza Trindade, cobrou maior atenção com as agriculturas familiares. “No Estado, é como se as agricultoras não existissem. Nada é relacionado às mulheres, não se mostra a realidade delas. Não existe transporte, segurança, creche. Se uma for violentada na roça são grandes as chances de ela morrer sem atendimento. Espero que a secretaria busque soluções, pois a agricultura familiar não pode ser olhada de uma forma geral, é preciso ter o olhar das mulheres trabalhadoras, ter políticas para as mulheres.” Glênio Mariano disse que,  no processo de implantação da secretaria, vai encaminhar as demandas apresentadas pela secretária de Mulheres da CUT/MG.

Segundo Genilton Miranda, da Fetraf-MG, os agricultores familiares vivem a expectativa de propostas mais concretas para o setor e mais recursos do governo para a produção e o abastecimento. Glênio Mariano garantiu que o governo do Estado está contando com a agricultura familiar. “Nosso propósito é fortalecer a produção e a comercialização, em consonância com o que é estabelecido pelos projetos do governo federal. Contamos com as parcerias com o governo federal para garantir o sucesso destas políticas no Estado.” Quanto à reforma agrária, o secretário conta com o ministro Patrus Ananias, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para impulsionar o acesso à terra em Minas Gerais.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário – 03/02/15)


Multimídia


Newsletter Sind-UTE/MG


    Informativo Ver todas


    Informativo Especial de Greve - A luta sempre vale a pena
    6/4/2022 - Informa Especial de Greve
    Informativo Especial de Greve
    Especial Jurídico
    188
    187
    186
    185
    184

    Cadastre-se aqui!

    img

    Links



    Opinião

    Todos artigos