
Servidoras e servidores da Urbel entram em greve nesta terça-feira (24)
- 25/11/2015
Trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (24). A decisão foi tomada durante assembleia geral extraordinária (AGE) ocorrida no dia 16 de novembro. Com a realização da greve os trabalhadores buscam o reconhecimento e a valorização profissional. O reajuste reivindicado pelos trabalhadores é de 22%.
Através do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge-MG), Sindicatos de categorias diferenciadas e do Sintappi-MG, os servidores ajuizaram os dissídios, já que se esgotaram as tentativas de acordo com a companhia. Faz mais de seis meses desde que as negociações com a Urbel se iniciaram, uma vez que a data-base foi fixada para o dia 1º de maio. Os trabalhadores rejeitaram a última proposta da empresa de 0% de reajuste para este ano e 5% para 2016, sendo 2,5% em janeiro e 2,5% em dezembro.
Desde abril deste ano as categorias lutam para ter seus direitos garantidos em negociações com a diretoria da companhia, sem sucesso. A única proposta – recusada pelos trabalhadores – foi encaminhada no dia 13 deste mês.
O entendimento de todos, é que a Prefeitura de Belo Horizonte não pode tratar os trabalhadores da Urbel que são celetistas e tem acordos firmados todos os anos, como se fossem estatutários.