Servidores da saúde acompanham negociação com indicativo de greve

• 04/08/2014

Prazo do governo acaba, mas definição sobre reivindicações é adiada para 26 de agosto

O prazo de 30 dias pedido pelo governo estadual para apresentar proposta às reivindicações dos trabalhadores da saúde terminou na quinta-feira (31) sem que ele atendesse as principais demandas dos trabalhadores da saúde de Minas Gerais. De maneira irresponsável, o governo apresentou na reunião de quinta respostas que em sua maioria são de origem técnico-administrativas. Os pontos principais apontados pelos trabalhadores, como a revisão da carreira e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, será apresentada na política remuneratória.

Servidores e servidoras da saúde, que arrancaram o calendário de negociações após greve de 18 dias, decidiram em assembleia geral, na manhã desta sexta-feira (1) no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que irão acompanhar de perto a próxima reunião do Comitê de Negociação Sindical (Cones) que acontecerá no dia 26 de agosto na Cidade Administrativa. O governo joga para o Cones a responsabilidade de definir a mudança do plano de carreira. Por este motivo, trabalhadores e trabalhadoras da saúde terão nova assembleia geral com indicativo para retorno do movimento paredista na mesma data na sede do governo.

A assembleia geral definiu ainda que a mobilização nos locais de trabalho será mantida. Durante a assembleia, o Sind-Saúde refez para a categoria o histórico das reuniões com o governo que não apresentaram nada de concreto sobre as reivindicações prioritárias. Dentre as pautas atendidas, estão o reajuste do vale alimentação de R$10,00 para R$15,00 para Secretaria Estadual de Saúde (SES), Escola de Saúde Pública e Hemominas e a atualização do vale-transporte conforme lei federal na SES.

Representando o governo na reunião que não apresentou avanços estavam o secretário de saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, o secretário-adjunto Wagner Ferreira; o chefe de gabinete da SES, Gilberto José Rezende dos Santos; o superintendente de Gestão de Pessoas, Renato Raso; o presidente da Fhemig, Antonio Carlos Martins; o presidente da Funed, Francisco Tavares; a presidente da Hemominas, Junia Guimarães; o diretor-geral da Escola de Saúde Pública (ESP-MG), Rubensmidt Riani; e a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Neves.

(Site Sind-Saúde/MG – 01.08.14)

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG