Servidores das SREs e Órgão Central fazem nova Assembleia e decidem continuar a greve

A greve dos servidores do Órgão Central e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que teve início em 27 de julho último, vai continuar. Foi essa a decisão tirada nessa terça-feira (15/09), à tarde, durante Assembleia realizada no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

Pela manhã, a categoria manteve vigília enquanto acontecia mais uma reunião de negociação entre o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e o Governo, no 1º andar do prédio Gerais, na Cidade Administrativa. Desta reunião participaram pelo Sind-UTE/MG, a coordenadora-geral, professora Beatriz Cerqueira e as diretoras Feliciana Saldanha, Lecioni Pereira e Marilda de Abreu Araújo. Pelo Governo, o secretário-adjunto de Governo, Francisco Eduardo Moreira, o secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Wieland Silberschneider e o secretário-adjunto da Educação, Antônio Carlos Pereira. Os deputados estaduais professor Neivaldo e Rogério Correia também estiveram presentes.

O Sind-UTE/MG, conforme explicou a coordenadora-geral, Beatriz Cerqueira, apresentou ao Governo uma série de dados relacionados às despesas do Estado com o pagamento da folha da educação, redução de número de pagamentos de efetivos e designados (foram mais de 28 mil pagamentos comparando 2014 e 2015), o que mostra um enxugamento inexplicável da máquina pública na educação. “Também reforçamos a informação de que a distorção nas tabelas salariais dos analistas e técnicos foi acentuada na última década”, disse.

A Comissão de Negociação frisou ainda ao Governo os motivos que levam a categoria a estar em greve. São basicamente quatro pontos fundamentais: como o Executivo já retirou o nível médio da carreira do professor, a referência reivindicada para correção das tabelas de Técnico da Educação (antes ATE), Assistente da Educação e Assistente Técnico da Educação Básica é 85% do vencimento inicial do Analista Educacional. Além da correção, os servidores querem que as tabelas destas carreiras fiquem vinculadas à tabela da carreira do Analista Educacional,  aplicação da tabela do Analista Educacional com função de Inspeção Escolar para o Analista Educacional e modificação do corte para considerar o estágio probatório para promoção por escolaridade de 2008 para 2002.

Proposta do governo
A reunião foi suspensa por cerca de 40 minutos para que os representantes do Governo conversassem internamente. Ao final, o Governo apresentou as seguintes propostas: manter os 16% na correção das tabelas dos técnicos, mudando a data de agosto de 2016 para abril daquele mesmo ano (8%), e esse mesmo percentual em agosto de 2017. Aumento de 50% no ticket alimentação, passando de R$220 para R$330 e uma correção na tabela dos Analistas de 5%, a ser paga integralmente em abril do próximo ano.

A intenção do Executivo, caso houvesse aceitação da proposta apresentada, seria fazer uma emenda ao projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e que diz respeito às reivindicações de outras categorias.

Avaliações em grupo

Após ouvir a explanação sobre a reunião com o governo do Estado, os servidores se reuniram em grupos, por regiões, e avaliaram a proposta do Executivo. No relato das discussões dos grupos, todas as regiões avaliaram a proposta do Governo como insuficiente e apontaram a continuidade da greve. Também aprovaram o seguinte calendário de atividades:

– Continuar as estratégias visando dar maior visibilidade ao movimento, com participação nos fóruns regionais.
– Investir mais na divulgação do movimento na mídia regional.
– Potencializar as mobilizações em todo o Estado para manter e ampliar o quadro de adesão à greve.
– Solicitar audiência com a Secretária de Educação.

– Realizar reunião do Conselho de representantes das SREs e do Órgão Central, no dia 22 de setembro, às 9h, em Belo Horizonte.
– Realizar nova assembleia em Belo Horizonte, no dia 22 de setembro, 15 horas no Pátio da ALMG.

Índices de adesão à greve em todo o Estado

Norte de Minas – Montes Claros: 95% , Januária: 90%,  Janaúba: 80%, Pirapora: 60%.

Zona da Mata – Leopoldina: 70%, Juiz de Fora: 93%, Carangola: 70%, São João del-Rei: 75%, Ponte Nova: 80%, Ubá: 75%, Ouro Preto: 35%, Muriaé: 50%, Barbacena: 60% , Conselheiro Lafaiete: 80%

Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste  – Uberlândia 85%, Uberaba: 56%, Ituiutaba: 22%, Patrocínio: 10%,  Patos de Minas: 12%,  Unaí: 75%, Paracatu: 57; Monte Carmelo: 12%.

Sul de Minas e  Centro-Oeste – Divinópolis: 80%, Pará de Minas: 65%, Pouso Alegre: 85%, Caxambu: 80%, Varginha: 15%, Itajubá: 10%, Passos: 32%, Poços de Caldas: 40%, São Sebastião do Paraíso: 60%, Campo Belo: 70%.

Belo Horizonte e Região Calcárea – Metropolitana A: 50%, Metropolitana B: 50%, Metropolitana C: 75%, Órgão Central: 15%, Sete Lagoas: 69%, Curvelo: 40%.

Vale do Aço  – Caratinga: 60%, Manhuaçu: 50%, Coronel Fabriciano: 15%, Guanhães: 60%, Nova Era: 12%.

Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha – Governador Valadares: 85%, Araçuaí: 73%, Teófilo Otoni: 86%, Almenara: 32%, Diamantina: 75%.

Agenda
No próximo dia 18/09, às 14 horas, na Cidade Administrativa, o Sind-UTE/MG volta a se reunir com o governo. Desta vez, para tratar de itens do Acordo firmado, e que resultou na Lei 21.710/2015.

Encerramento

Ao final das atividades da Assembleia, a professora aposentada Rosa Helena Pimentel, fez uma breve apresentação musical, em homenagem ao movimento.

Servidores das SREs e OC realizam vigília na Cidade Administrativa

Direção do Sind-UTE/MG durante reunião com o Governo

A coordenadora-geral do Sindicato, Beatriz Cerqueira durante sua fala na reunião com o Governo

A coordenadora-geral Beatriz Cerqueira repassa informes da proposta do Governo, após reunião