Servidores das SREs e Órgão Central se reúnem dia 13/10 para analisar nova proposta do Governo

Depois de 73 dias de greve, dezenas de manifestações em todas as regiões do estado, dois dias de ocupação do gabinete do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e vigília, no início da noite desta quinta-feira (08/10), a comissão de negociação do Sind-UTE/MG recebeu a nova proposta do Governo do Estado para a categoria em greve.

Ao reunir o grupo que acompanhava as negociações na entrada para o gabinete da presidência da ALMG, a coordenadora-geral do Sind-UTE MG Beatriz Cerqueira apresentou os quatro itens da proposta e ressaltou só foi possível a reabertura das negociações pela mediação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes, do 1o. Secretário da Casa, Ulysses Gomes, do líder da maioria Rogério Correia e de outros deputados, que também participaram das reuniões.

O dia 7 de outubro começou sem negociações com o governo do estado e com a retirada da mesa de negociação das propostas anteriormente apresentadas.  Neste dia, haveria assembleia da categoria em greve. Diante deste cenário, os representantes das SREs, do Órgão Central, subsedes e direção estadual do Sind-UTE/MG iniciaram uma ocupação do gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa.  O que parecia um processo rápido, se estendeu por mais de 11 horas de ocupação.  Somente às 20h:30, a categoria teve retorno de uma reunião para o dia seguinte para apresentação de propostas. O dia 8 de outubro também foi de vigília, que contou com representantes de todas as regiões do estado. Às 18 horas, a comissão de negociação teve, enfim, retorno do Presidente da Assembleia que se reuniu com o Governador Fernando Pimentel.

O que a nova proposta prevê:

1) Reitera a proposta já apresentada de 16% para os Técnicos em Educação,  em duas vezes (8% em abril de 2016 e 8% em abril de 2017) e 5% para os Analistas Educacionais (em abril de 2016).

2) Criação de um grupo de trabalho, a ser instituído por meio de Decreto imediatamente após a suspensão da greve, tendo em sua composição representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado da Educação (SEE) e cinco membros do Sind-UTE/MG, entre os quais representantes dos analistas e técnicos.

Caberá a essa Comissão discutir com o governo as questões que envolvem a carreiras e as tabelas salariais dos servidores das SREs e do Órgão Central, bem como a proposta de mais: 5% para Analistas e 4% para os Técnicos da Educação.

3) Assim que o governo superar as condições limitadas pelo alcance prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, ele enviará projeto de Lei à Assembleia Legislativa contemplando as negociações.

4) Suspensa a greve, fica o compromisso do Governo de não fazer nenhum corte de salário ou punição aos servidores e o Sindicato negociará com a SEE como será feita a reposição dos dias parados.

O Governo se comprometeu em assinar documento com os compromissos apresentados.

Nova Assembleia: A categoria  avaliará a nova proposta do Governo em assembleia já convocada para o próximo dia 13 de outubro, no Pátio da ALMG, em Belo Horizonte, às 14 h. Na oportunidade, vão decidir se aceitam ou não as propostas e os representantes que participarão da comissão, para caso a assembleia decida aceitar a proposta. Se houver recusa da proposta, serão discutidos os próximos passos do movimento.

Servidores ocupam o gabinete do presidente da ALMG

Coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, apresenta nova proposta do governo para os servodores

Servidores realizam procissão fúnebre pelos corredores da ALMG, simbolizando o enterro dos cargos de Analista e Técnico das SREs e OC

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira e as diretoras Marília de Abreu Araújo e Lecioni Pereira durante a reunião com o presidente da ALMG, Alclever Lopes, e alguns deputados da base governista.

Fotos: Lidyane Ponciano