Servidores das Unidades de Urgência e Emergência protestam contra atraso no vale-refeição

Secretaria Municipal de Saúde descumpre os prazos de pagamentos acertados com categoria e Sindibel

Há mais de 20 dias sem o vale-refeição que lhes é de direito, servidores dos serviços de urgência e emergência de Belo Horizonte realizaram protesto no horário do almoço desta segunda-feira (21) nas UPAs Barreiro e Norte e no CERSAM Oeste. Durante o ato, o Sindibel deu almoço aos servidores. Reunião com secretário será realizada no final da tarde desta segunda-feira.

O vale-refeição, que costuma ser depositado entre o primeiro e o quinto dia útil de cada mês, não foi pago até hoje para servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos  Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs), apesar de a prefeitura, após cobrança do Sindibel, ter se comprometido a realizar o pagamento até o meio-dia desta segunda-feira. Uma reunião do Sindibel com o secretário municipal de saúde, Fabiano Pimenta será realizada no final da tarde desta segunda-feira para tratar deste e de outros assuntos.

Caso o problema não seja resolvido, a mobilização será intensificada durante a semana.

Várias datas limites para o pagamento foram definidas ao longo do mês de julho entre a SMSA e o Sindibel. No entanto, a secretaria descumpriu todos os prazos.

Urgência e Emergência

São considerados trabalhadores da Urgência e Emergência da Saúde Municipal os servidores lotados nas UPAs, CERSAMs e CERSAMs AD, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital. Atualmente a PBH conta com cerca de 800 trabalhadores neste setor e nenhum deles recebeu o vale-refeição referente ao mês de julho.

(Site Sindibel – 21.07.14)