Servidores públicos municipais de Belo Horizonte decidem pelo fim da greve

• 04/11/2015

Em assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), realizada na manhã desta quinta-feira, 29 de Outubro, na Praça da Estação, os servidores públicos municipais decidiram, apesar da proposta de redução de salários feita pelo governo, pelo fim da greve iniciada em 5 de outubro, com retomada das atividades a partir desta terça-feira, dia 3 de novembro.

A última proposta apresentada pela PBH contempla a aplicação de reajuste com índices cumulativos de 2,5% em janeiro de 2016 e 2,5% em dezembro de 2016, perfazendo o percentual total de 5%. A projeção da inflação para os próximos dois anos é de 15%.

Os servidores municipais anunciaram a greve em 30 de setembro e pararam suas atividades profissionais em 5 de outubro, em resposta à proposta de reajuste salarial de 2,8%  feita pela Prefeitura de Belo Horizonte. À época, os servidores reivindicavam aumento de 25%.

No que diz respeito à suspensão da tramitação do Projeto de Lei  1698, que trata da criação da carreira da área de atividades de Gestão Governamental da Prefeitura de Belo Horizonte, ficou acordado entre a PBH e os representantes que a suspensão será mantida e que será instituída, o mais breve possível,  mesa para reestruturação da carreira dos Analistas de  Políticas Públicas (APPs). O PL não retornará sua tramitação até que a mesa conclua seus trabalhos.

Quanto à reposição dos dias parados, ela seguirá os mesmos moldes de pagamento das greves de 2014 e de início de 2015, com a prorrogação do prazo para junho de 2016.

O  Sindibel parabeniza a todos os servidores e servidoras que encamparam a luta por reajuste salarial, participaram e ajudaram a construir o movimento de greve. Apesar de o índice acordado estar aquém do almejado pelas categorias, é importante frisar que com a nossa organização e mobilização foi possível garantir apresentação de um índice maior do que o primeiramente proposto, de somente 2,8% em 2016.

Reafirmamos que, junto com todos servidores e servidoras, continuaremos na luta por direitos e contra a política de arrocho promovida pelo governo Marcio Lacerda. Servidor, o Sindicato somos todos nós! Participe a acompanhe as ações do Sindibel.

(Site Sindibel – 03/11/15)

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG