Sind-UTE/MG comemora 35 anos e promove uma conferência estadual com participação e educadores de todas as regiões de Minas

“Uma outra educação para Minas é possível.” É com essa temática que o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realiza, dias 30 e 31 de agosto, a Conferência Estadual da Educação.

O encontro reunirá educadores de todos os cantos de Minas Gerais e especialistas em educação para discorrer sobre outra educação para Minas. E porque o Sind-UTE/MG faz esse convite? A resposta a essa pergunta, certamente, vai além da luta sindical por melhores salários e condições de trabalho.

O Sind-UTE/MG pretende colocar no centro das discussões assuntos que vão desde acesso e à permanência na escola, passando pela interlocução com a comunidade escolar e com os mais diversos segmentos sociais e populares, para se chegar a uma educação pública de qualidade social.

Em outra frente, ao fazer a luta de classe, do ponto de vista das demandas políticas que interferem no cotidiano de sua base, a entidade vem, desde que o modelo do choque de gestão foi feito no Estado, acompanhando as políticas públicas da educação (ou a sua ausência), os programas de governo e os indicadores de qualidade. Estudos feitos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), relatórios do Tribunal de Contas do Estado, e mesmo as publicações oficiais do governo que a realidade é bem diferente do que é retratado pela propaganda oficial.

A coordenadora do Departamento de Formação do Sind-UTE/MG, Feliciana Saldanha, afirma que a VII Conferência Estadual de Educação acontece num momento de profunda reflexão, em que todos os atores sociais procuram diagnosticar qual é a educação que temos em Minas Gerais, para propor e reivindicar investimentos em políticas públicas que venham alterar o triste quadro educacional em nosso Estado. “Neste sentido, a Conferência apresenta-se como instrumento pedagógico, a fim de apontar caminhos para a valorização da educação e, de maneira especial, para a ampliação do debate educacional acerca de uma educação de qualidade social para os mineiros e as mineiras.”

Já a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, lembra que há anos o Sindicato denuncia as precárias condições de trabalho dos educadores em Minas Gerais, a falta de estrutura física das escolas e de vagas na educação básica, a destruição da profissão docente no Estado e da escola pública mineira e a tentativa de governos (in)competentes, negligentes e omissos, que insistem em censurar os educadores através da mordaça da pedagogia do medo. “É no contraponto a tudo isso, que o Sind-UTE/MG vem há três décadas e meia fazendo uma luta propositiva e agora, mais do que nunca, acreditamos que outra educação em Minas é possível e para esse desafio contamos com sua contribuição. Acreditar nessa possibilidade já é o primeiro passo”.

A VII Conferência Estadual da Educação será realizada no Hotel Actuall, Rodovia BR 381,  bairro Riacho das Pedras, em Contagem e faz parte das atividades comemorativas aos 35 anos do Sind-UTE/MG.

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.