Sind-UTE/MG denuncia o caos provocado pelo governo de Minas no processo de contratação e convocação para o ano letivo de 2021 e solicita reunião com a SEE/MG em caráter de urgência

O processo de contratação temporária e convocação para a Rede Estadual de Ensino foi iniciado pela SEE/MG – Secretaria de Estado de Educação e têm provocado o caos para os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) denuncia o que o governo de Estado impôs a mais de 100 mil educadores/as que buscam emprego e, nesse momento, estão desesperados/as e angustiados/as diante dos graves problemas enfrentados.

A direção do Sindicato reforça que, em todo os anos de contratação e convocação, o processo nunca foi tão falho e provocou tantos problemas para a categoria, que já sofreu com o atraso na publicação das Resoluções, critérios do exame admissional e resultados das listagens da primeira rodada e de movimentação de pessoal.

Outro problema grave é que até o momento não foram publicadas as resoluções com as normas com os critérios para a Educação Especial, CESEC, Conservatórios Estaduais de Música, Escolas Quilombolas, do Campo localizadas em área de Assentamento, do Sistema Prisional/APAC e do Sistema Socioeducativo, o que tem causado muito transtorno aos profissionais que estão participando do processo de contratação temporária e convocação na educação básica de 2021. Especialmente no caso da Educação Especial, visto que as escolas já estão publicando editais de contratação para professor de apoio em quantitativo inferior à demanda da escola.

Diante disso, na manhã dessa sexta-feira (5/3/2021), o Sind-UTE/MG solicitou uma reunião em caráter de urgência com a SEE/MG a fim de solucionar, o mais rápido possível, a crítica situação.

É preciso lembrar que a partir de hoje (05/03) os trabalhadores já estão comparecendo às escolas para assumir os cargos e ainda, o ano letivo remoto se inicia já no próximo dia 8/3/2021, ou seja, os problemas do sistema online comprometem a efetivação da contratação e convocação dos profissionais, além de trazer prejuízos para o andamento das atividades educacionais na rede pública de ensino.

Foram identificados os seguintes problemas:

– Candidatos/as não foram inseridos/as na listagem do resultado da primeira rodada

– O resultado da primeira etapa da rodada de vagas não respeitou as escolhas de prioridades

– As vagas escolhidas pelos/as candidatos/as no site não estão disponíveis nas escolas

– O sistema não disponibilizou informações sobre a natureza do cargo (vago ou de substituição) e turno para que o/a candidato/a pudesse fazer a escolha.

– O sistema não disponibilizou informações sobre carga horária (número de aulas), turno e se eram aulas para anos iniciais ou finais do ensino fundamental

– Algumas vagas não estavam no sistema, mas disponíveis nas escolas.

– O link para interposição de recursos está apresentando problemas.

– Os cargos ocupados por movimentação de pessoal ainda estavam disponíveis no sistema quando da inscrição.

– Candidatos/as estão com dificuldades em inserir o tempo de teletrabalho no ato da inscrição.

– Inconsistência do sistema no ato de inscrição do candidato.

– A classificação do candidato não foi respeitada na escolha das vagas.

– A primeira opção de município não foi respeitada e candidatos/as foram alocados/as na segunda opção.

– Candidatos/as concursados/as ainda não nomeados/as e que ficaram bem classificados não foram selecionados na listagem do município que foi priorizada no concurso;

– Candidatos/as foram classificados para município diferente da listagem de classificação final

– Candidatos/as que ficaram melhores classificados não constam na nova listagem de classificação final;

– O tempo de serviço do candidato não foi respeitado na classificação final.

Para mais informações contate o plantão jurídico do Sind-UTE/MG, por meio dos números disponibilizados abaixo: