Sind-UTE/MG encerra VIII Conferência com entrega de Carta da Educação ao Governo de Minas

Mais de 2.500 participantes fazem ato público no Centro da capital mineira contra a PEC 55 e MP 746

A VIII Conferência Estadual de Educação, realizada pelo Sind-UTE/MG na Serraria Souza Pinto, em  Belo Horizonte/MG, foi encerrada com a entrega da Carta da Educação, para o Governo de Minas e para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O documento foi repassado para o Executivo através da Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, e para o Legislativo, por meio do Deputado Rogério Correia, 1º Secretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Ambos receberam das mãos da Coordenadora-Geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, a Carta, que contém as reivindicações e manifestos não apenas dos educadores(as) mineiros(as), mas de todos os movimentos sociais que serão atingidos com os desdobramentos da PEC 55 (a PEC da Morte).

photo498830331280993761
Foto: Entrega da Carta de Minas a representantes do Executivo e do Legislativo Estadual (02/12/16), Serraria Souza Pinto/BH

Beatriz Cerqueira leu o documento para os 2.500 participantes do encontro, que validaram as propostas apresentadas. Além dessa carta foi também entregue ao governo do Estado e ao Legislativo outro documento construído pelo Sind-UTE/MG em conjunto com os servidores administrativos (SREs e Órgão Central).

Ao falar sobre a Carta de Minas, a coordenadora-geral do Sindicato diz tratar-se de um importante instrumento de luta para manter a unidade da categoria, além de agregar e dialogar com a sociedade que sofrerá todos os impactos das medidas antidemocráticas que afetarão a educação e a estrutura do ensino, currículo e a carreira dos trabalhadores em educação.

“Nós precisamos ‘furar essas bolhas’, disputar os corações daqueles que não têm informações sobre o que está acontecendo. Só através do diálogo, da informação  e da resistência por meio da luta é que poderemos desmascarar as farsas desse governo golpista e mostrar a real dimensão das medidas impopulares e antidemocráticas que estão sendo impostas”, declarou.

A Conferência marcou, ainda no seu encerramento, o lançamento do Comitê Mineiro em Defesa da Educação Pública, anunciado pela professora da FaE/UFMG, Analise de Jesus da Silva.

A Conferência encerrou com a execução do Hino Nacional por Felipe, quilombola, do Vale dos Quilombos, município de Manga, norte de Minas.

Ato Público

Assim que finalizaram os trabalhos na Serraria, já por volta das 17 h, os conferencistas seguiram, numa grande caminhada até a Praça Sete, onde fizeram uma manifestação, dialogando com a população sobre as perdas e os retrocessos que o governo ilegítimo Michel Temer quer impor à classe trabalhadora.

Os manifestantes reafirmaram que esse Congresso não representa os trabalhadores e que o governo golpista e ilegítimo de Temer quer desmontar o estado brasileiro, retirando os direitos dos jovens, das mulheres, dos idosos, estudantes, enfim, de todos aqueles que precisam dos serviços públicos.

Numa alusão a uma educação libertadora, tema da VIII Conferência, eles caminharam com tarjas pretas na boca em sinal de protesto e também soltaram balões vermelhos colorindo o centro da cidade.

Foto: Lidyane Ponciano -Sind-UTE/MG

Veja na íntegra o conteúdo da Carta:

CARTA-DEMINAS-CONFERENCIA

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.