Notícias

Sind-UTE/MG faz paralisação total de atividades, com mobilização nesta quarta-feira (27) para cobrar, mais uma vez, o pagamento do 13º Salário

• 26/12/2017

Nesta quarta-feira, dia 27/12/17, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) realiza nova paralisação – a terceira no mês de dezembro – para cobrar do governo do Estado o pagamento do 13º salário. Haverá paralisação total de atividades, com mobilização a partir das 9h, em frente ao Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Manifestações realizadas

No dia 6 de dezembro, o Sind-UTE/MG realizou manifestação com bloqueio das entradas dos prédios da Cidade Administrativo quando a categoria cobrou, entre outras pautas, o pagamento do 13º Salário conforme determina a lei.

Já no dia 18 de dezembro, novamente o Sindicato se posicionou sobre essa questão chamando uma coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde também aconteceu uma mobilização da categoria, com ocupação das galerias que dão acesso ao plenário da Casa e pedido aos deputados para obstrução da pauta de votações.

Depois dessa mobilização, o governo chamou o Sind-UTE/MG e outras entidades representativas do funcionalismo para se reunir. Mas, a opção do governo de pagar o 13º de algumas categorias, deixando outras para receber em quatro parcelas (janeiro, fevereiro, março e abril) indignou a todos, tendo sido considerada uma atitude inaceitável.

Postura inédita

Segundo destaca o Sind-UTE/MG, essa é a primeira vez que um governo mineiro não faz nenhum pagamento do 13º no mês de dezembro. “É inadmissível essa postura do governo, de dar tratamento diferenciado para algumas categorias em detrimento de outras. ” O 13º Salário é um direito e no caso da educação beneficia muitos servidores que ganham menos de um salário mínimo bruto”, lembra a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.

Quem participa das atividades dessa quarta-feira

Da mobilização dessa quarta-feira, com paralisação de atividades, participam os trabalhadores e trabalhadoras administrativos, a exemplo, das Superintendências Regionais de Ensino em todo o estado, servidores/as do Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação e escolas que estão na fase de organizar as turmas para 2018. Em Belo Horizonte, as atividades terão ainda a participação de trabalhadores e trabalhadoras vindos de várias regiões do Estado.

Justiça

O Sind-UTE/MG entrou com um Mandado de Segurança no Tribunal de Justiça, dia 18 de dezembro, para exigir que o Governo pague o pagamento do 13º salário e aguarda para qualquer momento decisão da justiça.

Fotos: Jéssica Souza/Sind-UTE/MG

Multimídia