Sind-UTE/MG ganha Prêmio Nacional Memorial Digital

• 26/04/2016

No dia 14 de fevereiro de 2014, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) protocolizou projeto intitulado: Memorial dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais, para concorrer em um processo de seleção divulgado através do Edital de infra-estrutura de laboratórios de reprodução de acervos memoriais de instituições comprometidas com políticas de digitalização – Prêmio Memorial Digital.

O prêmio é uma promoção do Instituto Brasiliana – Associação privada, sem fins lucrativos, dedicada em apoiar projetos relevantes para a difusão da cultura brasileira e à formação e conservação de acervos – por iniciativa do Comitê Gestor da Rede Memorial e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e com o patrocínio da Petrobras.

A iniciativa deste edital é dar capacitação inicial às instituições contempladas para que possam estruturar as suas políticas de digitalização visando à continuidade do trabalho, para a digitalização futura e contínua de outras coleções. É parte de uma proposta de formação de um espaço colaborativo de instituições comprometidas com a digitalização e o acesso público de seus acervos. As instituições contempladas estarão contribuindo para a construção de um metabuscador dos repositórios digitais brasileiros.

O Projeto Memorial dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, elaborado pelo Centro de Documentação e Memória – CDM, que compõe a estrutura do Departamento de Formação do Sind-UTE/MG, concorreu com outros 19 projetos de instituições públicas e privadas de renome nacional, foi selecionado entre os 10 contemplados e será premiado com equipamentos e treinamento para a montagem de um laboratório de digitalização.

Ao ser selecionado para este prêmio, o Sind-UTE/MG poderá disponibilizar o seu acervo digitalizado tanto no site do Sind-UTE/MG, quanto junto ao acervo da Biblioteca Brasiliana Guida e José Mindlin, biblioteca Digital da USP, espaços virtuais de visibilidade internacional.

Entendemos que esta conquista possibilitará dar vazão à demanda de divulgação do acervo histórico que vem sendo cuidadosamente preservado, com qualidade pedagógica, como se vê muito pouco em outras entidades sindicais. O nosso desejo é disponibilizar este acervo, ligado à história política e educacional de Minas Gerais.

A atividade de digitalização dos principais documentos históricos do Sind-UTE/MG será potencializada com a entrega dos equipamentos e o treinamento conquistados através do prêmio. Além disso, possibilitará maior acesso ao rico acervo produzido pelos/as trabalhadores/as em educação de Minas Gerais, ampliando as possibilidades de pesquisas histórico/acadêmicas.

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG