Sind-UTE/MG realiza 1º Encontro de Formação de Representantes de Escolas de Belo Horizonte este ano

Os principais acontecimentos políticos e sociais no Brasil, a mídia e o governo de Minas, a gestão democrática, as relações de poder na escola e a ampliação do debate acerca do plebiscito da Reforma Política são temáticas do 1º Encontro de Formação para Representantes de Escolas de Belo Horizonte de 2014, promovido pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Estado de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), neste sábado (15/03), 8h30 às 17 horas, na sede da CUT Minas, à Rua Curitiba, 786.

Abertura – O secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço (Tino), fará a palestra de abertura com análise da conjuntura estadual e nacional,abordando os principais aspectos dos últimos acontecimentos políticos e sociais em Minas Gerais e no Brasil. Já o tema: A mídia e o governo de Minas será tratado pelo professor Ércio do Carmo Sena Cardoso, coordenador do Curso de Comunicação Social da PUC Minas.

Outras abordagens – A gestão democrática e as relações de poder na escola será o tema do professor, Luiz Fernando de Souza Oliveira, coordenador do Sind-UTE/MG – subsede Betim; e o tema 35 anos: As lutas e desafios do Sind-UTE/MG, ficará a cargo de Rosaura de Magalhães Pereira, ex-presidente estadual do Sind-UTE/MG. Já a temática Organização por local de trabalho será discutida pela professora Mônica Maria de Souza, diretora estadual do Sind-UTE/MG e membro do Fórum Estadual de Educação.

Fechando as atividades do Encontro, os convidados participarão de debate para formação e construção do Plebiscito da Reforma Política, que será realizado de 1º a 7 de setembro. Participará desta discussão, João Pedro Stédile, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que falará sobre Desafios da conjuntura e plebiscito de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.