Sind-UTE/MG realiza a sua VIII Conferência Estadual de Educação com participação de trabalhadores/as em educação, estudantes e movimentos sociais

Evento será aberto, em Belo Horizonte, dia 30 de novembro

O Sind-UTE/MG promove a sua VIII Conferência Estadual de Educação, dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, na Serraria Souza Pinto, à Avenida Assis Chateaubriand, 890, Centro de Belo Horizonte/MG, com a participação de cerca de 2.500 pessoas inscritas.

Nesta Conferência, o Sindicato homenageia o mestre Paulo Freire, cuja a vida é fonte importante de concepção de educação e uma referência mundial no assunto.

Ao propor a temática “Educação e Resistência Por uma educação libertadora”, o Sind-UTE/MG chama para si o debate sobre o momento em que o país vive e a onda de ataques à educação pública e à classe trabalhadora. “É de conhecimento amplo que o Brasil vive hoje um cenário perverso de ataque à escola pública e, talvez, o maior ataque desde que os direitos sociais foram conquistados na Constituição de 1988. O Governo ilegítimo de Michel Temer ataca o financiamento da educação por meio da Proposta de Emenda à Constituição 241, que foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora segue para votação no Senado, com o número de PEC 55. Ataca os direitos da categoria, por meio da proposta de Reforma da Previdência que será encaminhada ao Congresso Nacional a qualquer momento”, ressalta a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Beatriz Cerqueira.

Além disso, a direção do Sindicato também observa que há uma tentativa de impor a desprofissionalização docente, a partir do momento em que o governo golpista Temer, determina por intermédio da Medida Provisória 746, que não é preciso formação nem concurso púbico e carreiras para ser professor no Ensino Médio. Para o Sind-UTE/MG, se estas e outras medidas se concretizarem, os/as educadores/as estarão diante da maior privatização da educação, colocando em risco, as políticas nacionais do Piso Salarial, de carreira e de concursos públicos em estados e municípios.

Há ainda na programação do evento discussões sobre educação sem LGBTfobia, educação e igualdade racial, educação indígena e quilombola, parceria público-privada na educação, entre outros assuntos.

Ao ampliar o debate através da VIII Conferência Estadual de Educação, o Sind-UTE/MG está pautando todas essas questões e organizando os/as trabalhadores/as em educação para, de forma coesa, propor estratégias de resistência à essas medidas.

Nesta VIII Conferência participam também estudantes e movimentos sociais, para que juntos sejam debatidas as resistências necessárias, bem como reafirmado o compromisso com uma educação libertadora!

Já confirmados nesse amplo debate: O professor emérito da Faculdade de Educação da UFMG, Miguel Arroyo, o teólogo Leonardo Boff, o cantor e compositor Tico Santa Cruz, a professa Sandra Garcia, da Universidade Estadual de Londrina, a economista do Dieese/Subseção Sind-UTE, Liliane Resende, o militante do Levante Popular da Juventude e ativista LGBT, Jean Gabriel, entre outros 2.500 inscritos, entre educadores e educadoras, estudantes e representantes dos movimentos sociais.

Acompanhe abaixo a transmissão ao vivo.

2º dia – 01-12-2016

1º dia – 30/11/2016