Sind-UTE/MG realiza assembleia dos educadores da rede municipal de Ribeirão das Neves para analisar proposta do Governo e os rumos do movimento

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realiza, nesta manhã (dia 24/06), Assembleia dos trabalhadores em educação da rede municipal de Ribeirão das Neves, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no centro da cidade. A categoria está em greve por tempo indeterminado desde o dia 18 de junho.

Na última sexta-feira (19/06), eles receberam uma proposta durante reunião com o Governo Daniela Corrêa, em mesa de negociação com dirigentes do Sind-UTE/MG. A proposta foi analisada pela comissão de greve e será apreciada e votada pela categoria.

De acordo com a diretora estadual do Sindicato, Denise Romano, que acompanha o movimento em Ribeirão das Neves, o movimento, que iniciou com 75% de adesão, tem crescido. “A indignação dos trabalhadores em educação é grande pelo descaso com que o governo trata o setor em Ribeirão das Neves. A categoria está mobilizada e unida em tornos de suas reivindicações e direitos.”

Histórico

A decisão foi votada em assembleia, realizada no último dia 12, motivada pela ausência de proposta do Executivo Municipal para pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), além da insatisfação com as condições de trabalho e a desvalorização profissional.

O Sind-UTE/MG protocolou a pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação no dia 27 de fevereiro e, desde então, não se obteve nenhuma resposta da prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Corrêa.

Existem também outros problemas como: a demanda represada de férias-prêmio, atraso no pagamento do salário. Vale informar que, nos últimos três meses, a categoria teve que fazer paralisação para receber em dia. O pagamento é no quinto dia útil, prazo que não tem sido cumprido. Para exemplificar, este mês, os trabalhadores em educação não realizaram ato e o pagamento de maio foi pago nessa quarta-feira (dia 10).

Além disso, as condições físicas de funcionamento de diversas escolas não são adequadas: escolas funcionam em lojas comerciais, galpões desativados e, em algumas, existe um único banheiro para toda a comunidade escolar.

Vale informar que a rede municipal de Ribeirão das Neves conta com cerca de 2 mil educadores.