Sind-UTE/MG realiza Assembleia Estadual e define Calendário de Luta

O Sind-UTE/MG reuniu, nesta tarde (31/03), educadores de todas as regiões de Minas Gerais, em Assembleia Estadual, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Os trabalhadores em educação discutiram as propostas apresentadas pelo governo do Estado em relação ao Piso Salarial e Carreira e avaliaram que a proposta do governo não os atende porque não alcança o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), conforme determina a lei federal 11.738 e não corrige os problemas que a categoria enfrenta na atual carreira. Essa posição será apresentada ao governo na próxima reunião, no dia 9 de abril.

A categoria também aprovou indicativo de greve, indicando ao Governo, sua insatisfação e a necessidade do Executivo avançar na proposta, de acordo com o compromisso firmado em 2014, que era de pagar o Piso Nacional.

Da ALMG, os educadores saíram em passeata para o centro da capital mineira.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Beatriz Cerqueira, falou da insatisfação da categoria e afirmou que o resultado da Assembleia reflete o sentimento dos trabalhadores. “A educação não aguenta mais esperar para ser priorizada. A proposta do governo de abono é insuficiente e os trabalhadores não estão dispostos a pagar, de novo, esta conta. É inaceitável excluir os aposentados nesta proposta do abono.”

Em solidariedade, estiveram presentes vários representantes dos Movimentos Social e Sindical, que apoiam os educadores. Acompanhem os depoimentos:

“Fortalecer a luta da educação é de interesse público. Fundamental para conter o processo de precarização.”

Joceli Andreoli, Movimento dos Atingidos por Barragens

“Estudantes são vítimas deste sistema educacional. Por isso, estamos na luta com os educadores.”

Pablo Alves – Movimento Estudantil de Montes Claros e Mariana Ferreira -Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (AMES RMBH)

“Temos que nos unir contra a PL 4330. Só a luta muda a vida. Por isso admiramos a combatividade do Sind-UTE/MG.”

Renato Campos, Movimento de Luta de Classe

“Admiramos a força do Sind-UTE/MG. O Sindicato está junto na luta do povo e tem nosso apoio.”

Pablo Rios, Levante Popular

“Temos que nos manter fortes e unidos para vencermos a luta.”

Gustavo Olímpio, Central Sindical e Popular (CSP/Conlutas)

“Esse governo precisa vir com a pauta renovadora e não repetir o modelo anterior.”

Plínio Saldanha, Associação dos Empregados de Minas Gerais Administração e Serviços S. A.(MGS)

“Importante que todos os trabalhadores estejam em defesa dos seus direitos. A Central está mais uma vez aqui, em apoio aos educadores mineiros. Temos também que combater a PL 4330, que ameaça os direitos dos trabalhadores.”

Shakespeare Martins, Executiva Nacional da CUT

“Governos progressistas só avançam se os trabalhadores estiverem mobilizados. Não é para os educadores pararem de fazer a luta. Precisamos unir forças e convido a todos a participarem da Plenária amanhã (01/04), às 19h, no auditório do CREA-MG, em Belo Horizonte, que contará com a participação do líder do MST, João Pedro Stédile.”

Wagner Vieira Martins, Movimento dos Sem Terra (MST)

Também foi definido um calendário de luta para o mês de Abril. Confira:

01/04 – 19h, Plenária de mobilização dos Movimentos Social e Sindical

07/04 – Dia Nacional de Luta – com concentração às 16h, na Praça Afonso Arinos. Pauta: em defesa da democracia, da Petrobras, dos direitos dos trabalhadores, da Reforma Política e combate à corrupção

10 a 12/04 – Encontro Nacional da Democratização da Comunicação, promovido pelo FNDC

18 a 20/04 – 10º Congresso Estatutário do Sind-UTE/MG

21/04 – Manifestação em Ouro Preto

29/04 – Assembleia Estadual com indicativo de greve

30/4 a 02/05 – VI Plenária dos Movimentos Sociais

Educadores votam Calendário de Luta

Após a Assembleia Estadual, trabalhadores em educação saíram em passeata até o centro da capital mineira