Sind-UTE/MG se reúne com Governo hoje para discutir questões dos servidores das SREs e do Órgão Central

Representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de todas as regiões do Estado, do Órgão Central e representantes das Subsedes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizam hoje (04/08), coordenados pelo Sindicato, a partir das 15h, uma vigília na Cidade Administrativa durante a reunião de negociação com o Governo. Está prevista a participação de caravanas de todas as regiões do Estado. O ato acontece paralelamente à reunião da Comissão de Negociação com o Executivo, marcada para às 16h30.

A decisão foi tirada em plenária, ocorrida dia 29 de julho último, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-MG), na capital. A reunião também avaliou as mobilizações e o movimento grevista, que teve início dia 27/07 e foram traçadas novas estratégias para fortalecer o movimento e definido um novo calendário de lutas.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira e a diretora estadual, Feliciana Saldanha, coordenaram os trabalhos. Entre outros informes, a Comissão de Negociação fez abordagens sobre a última reunião com o Governo.

Além de informações a respeito dos pagamentos feitos pelo Governo, houve orientações sobre direito de greve, assédio moral, estratégias utilizadas com o objetivo de desqualificar o movimento e, por fim, foi feita uma retrospectiva da luta.

Alguns esclarecimentos sobre notícias que correm nas redes sociais e grupos deWathsapp sobre corte de ponto e tentativas de desqualificar a luta e dividir a categoria também foram necessários.

Movimento forte

A greve, segundo avaliações da direção estadual do Sind-UTE/MG,  é um dos mais expressivos movimentos já realizados no Estado e, desde o seu início, já mostrou um alto grau de adesão dos servidores. “O Governo já sabe quais são nossas reivindicações, a mídia tem repercutido as nossas mobilizações. Estamos, portanto, num movimento crescente. É importante termos clareza que vivemos hoje uma disputa da opinião pública.”

Os presentes se dividiram em grupo por região. Em seguida apresentaram os números da greve, as principais atividades realizadas, agendas previstas de lutas.

A greve dos servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do Órgão Central já atinge índices surpreendentes em várias  regiões: Montes Claros: 80%; Januária: 90%; Janaúba: 30%, Pirapora: 50%; Sete Lagoas: 70%; Curvelo 98%;  Leopoldina: 80%; Ponte Nova: 70%; Juiz de Fora: 93%; Conselheiro Lafaiete: 85%; Muriaé: 50%; Ubá: 90%; Ouro Preto: 37,5%; São João del-Rei: 90%; Barbacena: 35%; Carangola: 80%; Araçuaí: 85%; Diamantina: 85% Teófilo Otoni: 85%; Governador Valadares: 96%; Almenara: 11%; Poços de Caldas: 60%; São Sebastião do Paraíso: 50%; Passos: 40%; Pouso Alegre: 85%; Campo Belo: 87%, Itajubá: 10%; Divinópolis: 98%, Pará de Minas: 40%; Varginha: 50%; Uberlândia: 90%; Monte Carmelo: 70%, Patos de Minas: 10%, Paracatu: 53%, Unaí: 70%; Uberaba, 30%; Patos de Minas: 10%;  Manhuaçu: 30%, Coronel Fabriciano: 30%, Guanhães: 10%, Caratinga: 40%;  Metropolitana C: 85%; Metropolitana B: 50%; Metropolitana A: 73%; Órgão Central: 6%.

Fortalecimento da greve

Como atitude propositiva, os servidores tiraram a estratégia de concentrar esforços em localidades onde se percebe atualmente dificuldade de adesão. Para isso, haverá um trabalho pontual das Subsedes, bem como o envolvimento de lideranças que possam ajudar no trabalho de convencimento dos colegas. A partir do dia 3 de agosto, haverá atividades locais.

A avaliação é que  há muita disposição para a luta, até porque, havia grande expectativa de avanço com o Governo. Mas, diante da demora, a resposta da categoria será uma greve cada vez mais forte. Daí, a definição de um novo calendário de atividades:

03/08 – aconteceu o Dia “D” de mobilizações em todas as SREs e Órgão Central para manutenção e ampliação do quadro de greve.

04/08 – Vigília na Cidade Administrativa durante a reunião de negociação com o governo, com participação de caravanas de todas as regiões do Estado, às 15h. A reunião da Comissão de Negociação com o Executivo está marcada para as 16h30.

07/08 – Atos em todas as regiões do Estado, com horários a serem definidos em cada região.

Os servidores também  continuarão participando com mobilizações das agendas do governo, especialmente, nos Fóruns Regionais.

Outras estratégias de luta

– Intensificar o trabalho da comunicação, com disponibilização de spots para as Subsedes trabalharem as rádios do interior.

– Produção de material diverso (carro de som, impressos, cartazes, carta explicando o movimento, entre outros).

– Disponibilização de notícias sobre a greve e as mobilizações no site do Sindicato, para que sejam replicados pela categoria.

Comissão de negociação

Os representantes das SREs e do Órgão Central também avaliaram a comissão de negociação do Sindicato e, através de votação, decidiram referendar sem alterações a atual comissão do Sindicato, que é composta pela coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Beatriz Cerqueira, e as diretoras Feliciana Saldanha, Lecioni Pinto e Marilda Abreu.