Sind-UTE/MG se reúne com presidente do IPSEMG para apresentar demandas e problemas

A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira e a direção da Subsede Uberlândia estiveram reunidos nesta quinta-feira (22/01), na Cidade Administrativa, com o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Hugo V. Teixeira, para encaminhar diversas demandas da categoria na área.

Os diretores do Sind-UTE subsede Uberlândia Francisco Pinheiro da Luz, Ronaldo Amélio e a coordenadora, Elaine Cristina Ribeiro, revelaram preocupação com a situação dos convênios hospitalares, por meio do IPSEMG na região. O hospital Madrecor, que atende cerca de 50 mil usuários, entre titulares e dependentes e outros 41 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, vence no dia 31 próximo.

Eles informam que, no final do ano, no apagar das luzes, o governo estadual firmou convênio com o hospital Santa Catarina, que recebeu, também da gestão anterior, R$95 milhões de investimentos. Porém, o hospital não tem ginecologista, obstetra, não faz pré-natal, não tem ortopedista, não conta com internação, nem grupo de anestesia – profissional este que tem que ser contratado a parte.

Diante deste cenário, a prioridade maior é a renovação imediata com o hospital Madrecor. Elaine Ribeiro revela outras preocupações como: nos próximos 90 dias cerca de 60 grávidas darão a luz, mas não tem hospital definido. Ressalta ainda que o hospital Madrecor e os médicos conveniados ao IPSEMG estão sem receber desde novembro, o que tende a inviabilizar o atendimento, a exemplo do hospital em Uberaba, que já foi suspenso e, em Araxá, o atendimento está restrito.

Várias demandas como a perícia descentralizada, aumento da cota de rádio e quimioterapia para tratamento de câncer, discussão sobre uma possível revisão da co-participação, além de isenção de cobrança para educadores que estejam com doenças graves ou degenerativas constaram da pauta.

Essas questões estão em um dossiê que foi protocolado, bem como um projeto de construção de um hospital do IPSEMG em Uberlândia (entregue ao então candidato Fernando Pimentel).

Os educadores ouviram do presidente do IPSEMG que serão analisadas todas as questões apresentadas e serão atendidas dentro do possível. Ele disse que a situação do IPSEMG é preocupante, pois conta com uma dívida de R$70 milhões, valor este que está sendo negociado pagamento com as clínicas, com pedido de continuidade de atendimento.

Para a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, a abertura de diálogo é um bom sinal. “Esta interlocução é fundamental para se ter conhecimento da realidade do Estado, as demandas da categoria, mas tem que ser revertida em ações. Nossa expectativa é de sermos atendidos nas nossas reivindicações.”

O Sind-UTE/MG ficou de elaborar um documento com levantamento de todas as demandas do Estado sobre as questões relacionadas ao IPSEMG, além das reivindicações por regiões.

23-01-2015-ipseng-01-500

23-01-2015-ipseng-02-500