Sindieletro-MG prepara seminário sobre Pacto de Saúde e Segurança

Atividade no dia 1º de fevereiro aprofundará debate sobre esta conquista do Acordo Coletivo de Trabalho dos eletricitários 

A grande conquista da categoria no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2013/2014) foi, sem dúvida, o Pacto de Saúde e Segurança. Para garantir a melhor participação possível na implantação do pacto, o Sindieletro-MG realizará em 1º de fevereiro um seminário sobre o trabalho. O debate é aberto a todos os eletricistas do quadro próprio e terceirizados e interessa, principalmente, aos trabalhadores que operam com a rede energizada.

O seminário será uma ótima oportunidade para o nivelamento de informações sobre o trabalho na linha viva e as aplicações das Normas Regulamentadoras sobre Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10). Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR 12) e Trabalho em Altura (NR 35).

Conforme acordado com a Cemig, o Pacto de Saúde e Segurança começará exatamente pela discussão sobre o trabalho na linha viva e a atuação dos eletricitários terceirizados. A empresa agendou a primeira reunião para discutir o Pacto no dia 13 de fevereiro.

Números que assustam

De 1999 a 2013, o Sindieletro contabilizou a morte de 112 eletricitários, sendo 89 acidentes fatais com trabalhadores terceirizados e 23 óbitos de eletricitários do quadro próprio. No mesmo período, houve centenas de vitimas acidentes de trabalho gravíssimos, com queimaduras e amputações de membros.

Somente no ano de 2013 ocorreram cinco acidentes fatais com eletricitários próprios e terceirizados e 13 trabalhadores ficaram com graves sequelas.

Infelizmente 2014 começou igualmente trágico. Em uma semana, dois trabalhadores, um do quadro próprio e um terceirizado se acidentaram, por sorte não perderam a vida gerando lucro para a Cemig.

Fonte: Sindieletro-MG27/01/2014

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.