Sinfazfisco-MG cria ferramenta para mostrar os efeitos do RRF no salário dos servidores

O Sinfazfisco-MG, Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais, entidade que integra também a Frente Mineira em defesa dos serviços públicos, desenvolveu um instrumento de cálculos que nos permite entender os impactos da adesão do Governo de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), na remuneração dos servidores. A ferramenta calcula como seria o poder de compra da maioria do funcionalismo mineiro, considerando a projeção da inflação dos próximos dez anos, período em que deve vigorar o plano de execução do RRF pretendido pelo governo Zema.

A calculadora está disponível no site do Sind-UTE e permite que o servidor informe o seu salário atual e veja como ele seria afetado pelo RRF, que prevê o congelamento dos reajustes salariais por nove anos. O resultado é alarmante: o servidor perderia cerca de 50% do seu poder de compra nesse período.

:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui ::

O objetivo da ferramenta é conscientizar os servidores e a sociedade sobre os prejuízos que o RRF traria para o estado e para os seus trabalhadores. O sindicato alerta que o RRF não é a saída para a crise financeira de Minas e que existem alternativas justas e sustentáveis, como a revisão da dívida pública, a cobrança dos grandes devedores e a reforma tributária.

O Sind-UTE convoca os(as) trabalhadores(as) em educação a se mobilizarem contra o RRF e a defenderem os seus direitos e o patrimônio público. O sindicato também pede aos deputados estaduais que rejeitem o projeto de lei que autoriza a adesão ao RRF, que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

ACESSE A CALCULADORA