Notícias

SINTET realiza Plenária da Direção Estadual e comemora o Centenário da 1ª Greve Geral e da Revolução Russa

• 28/09/2017

O SINTET realizou nos dias 15 e 16 de setembro, a Plenária da Direção Estadual em homenagem ao Centenário da 1ª Greve Geral e da Revolução Russa, “100 anos depois a luta continua”.

Na pauta, a posse da direção executiva estadual e presidentes das regionais do sindicato. Os empossados foram eleitos no último mês de maio. Estiveram presentes toda a diretoria executiva estadual, presidentes e diretorias das doze regionais.

A programação contou com a participação do sindicalista, Jacy Afonso (DF), que fez uma explanação sobre organização sindical na conjuntura atual. Também presente no evento, o deputado estadual, Zé Roberto (PT/TO) e a professora e presidente da CUT Minas Gerais e do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira. A professora fez análise de conjuntura nacional.

Especialização

Como parte da programação da Plenária foi lançada duas especializações em Educação, organizadas em parceria entre Sintet, Seduc e UFT. Uma acontece em Palmas: Especialização em Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias. A outra: Especialização em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente será realizada em Araguaína.

Estiveram presentes no lançamento, o presidente do SINTET, José Roque Santiago, o vice-presidente do Sintet, Iata Anderson Vilarinho, o reitor da UFT, Eduardo Bovolato, o pró-Reitor de Pesquisa da UFT, Rafael Pimenta, o professor da UFT, Paulo Fernando, o autor da Emenda que destinou os recursos para o projeto, o deputado estadual Paulo Mourão(PT/TO) e a professora Alessandra Camargo, no ato representando a Seduc.

“Estamos felizes com este momento, pois um dos objetivos desta gestão é aproximar da sociedade, cumprir seu papel social, temos certeza que esta parceria efetiva este papel”, disse o reitor da UFT, Eduardo Bovolato.

“Parabenizo o SINTET pela iniciativa e pela luta do sindicato em garantir e defender os direitos dos trabalhadores da educação”, disse o pró-reitor de pesquisa da UFT, Rafael Pimenta.

“Que os demais deputados sigam este exemplo e contribuam com a formação dos trabalhadores, não só da educação como também das demais categorias”, disse o professor da UFT Paulo Fernando.

A representante da Seduc, professora Alessandra Camargo também falou sobre o processo. “Estamos felizes em contribuir e participar deste processo, sem dúvida este é um momento de conquista”, disse Alessandra.

Já o deputado Paulo Mourão foi enfático ao dizer que a “educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade” e afirmou que “Educação tem que ser prioridade”. Mourão se comprometeu ainda a destinar mais um milhão em emendas, para que a parceria entre UFT e o SINTET possam ampliar a formação.

“É nossa a satisfação de poder promover esta formação em parceria com a universidade, através do empenho do deputado Paulo Mourão, que destinou o recurso para que fosse possível viabilizar nosso projeto, poder contribuir com a nossa categoria. Agradecemos a Seduc, através da professora Alessandra, ao magnífico reitor, Bovolato e toda a equipe da UFT envolvida no processo. Nosso dever é lutar para realizar cada vez mais conquistas como essa”, disse o presidente do SINTET, José Roque Santiago.

No sábado, 16, participaram do evento, o presidente da CNTE, Heleno Araújo e a secretária-geral da CNTE, Fátima Silva.

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) está convocando uma Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) como forma de organizar e manter a mobilização em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE). A CNTE faz parte desse Fórum e está convocando todos os segmentos e setores públicos e privados da educação básica, profissional e superior para fortalecer as ações do FNPE.

A Conferência tem os objetivos de monitorar as metas e fazer análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do PNE, em especial, a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente a educação., já a secretária fez uma rica análise de conjuntura internacional.

“O FNPE surge como uma alternativa de não se curvar a um Fórum (FNE) sem representação legítima e que é conivente com o desmanche da educação pública, que assiste apático a anulação do PNE”, disse Heleno.

A secretária –geral da CNTE, Fátima Silva, ao realizar a análise de conjuntura internacional, trouxe a discussão todo o trabalho para desestabilizar o bloco popular formado pelo países da América do Sul. “Há um empenho muito grande para tomar o poder nos países vizinhos, e consequentemente enfraquecer esse bloco econômico”, disse Fátima.

O secretário do PT/TO, Rilton Faria realizou análise conjuntura estadual

Rilton explorou dados estatísticos para mostrar a escassez de investimento público para geração de emprego e renda no Tocantins. “Somos quintal, nossa matéria-prima é explorada e levada pra outros Estados com custo baixo e não gera empregos no Tocantins”.

A plenária foi encerrada com as mesas de informes jurídicos e organização financeira sindical na atual conjuntura. “É preciso acima de tudo responsabilidade para gerir as finanças. Ressaltamos o compromisso em zelar o patrimônio do SINTET e de realizar a tempo as prestações de contas mensais”, finalizou José Roque.

O presidente do SINTET ainda agradeceu a participação de todos os palestrantes, diretores e convidados que participaram da plenária. “Agradeço imensamente a participação de todos neste encontro, até o próximo”, disse José Roque.

Fonte CNTE

Multimídia