Notícias

Sobre a reposição da greve das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e Órgão Central

• 13/05/2016

Faz parte da história da educação básica pública a luta por direitos. Lutamos para que a classe trabalhadora tenha uma educação de qualidade e lutamos para que nós, trabalhadores e trabalhadoras em educação, sejamos também sujeitos de direitos.

Neste contexto de lutas, já realizamos muitas greves e outros instrumentos de pressão. Em 2015, tivemos uma campanha salarial exitosa no que se refere a Política do Piso Salarial Profissional Nacional. Isso depois de longas e combativas greves. Foram longas as lutas que travamos por isso. Após essa conquista, iniciamos uma luta específica para a correção das distorções das carreiras das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e do Órgão Central, que culminou numa greve de 86 dias, suspensa após o governo ter efetivamente aberto canal de negociação e assumido compromissos com a categoria. Os compromissos estão expressos em documento assinado, em 20 de Outubro de 2015, pelo Secretário de Governo, Odair Cunha. E, nesse documento, dentre outras medidas, ficou expressa a criação de um grupo de trabalho para discutir as distorções das supracitadas carreiras e que a reposição dos dias parados seria negociada com o Sind-UTE/MG.

Neste momento, aguardamos retorno do governo quanto ao relatório final do grupo de trabalho cuja ultima reunião ocorreu em 30 de março de 2016.

Reafirmamos nosso compromisso com o processo de negociação e com a reposição da greve a bem do interesse público. Essa última, no entanto, deve ser pactuada entre o Sindicato (que representa a categoria) e o governo, por intermédio da Secretaria de Educação.

O Sind-UTE/MG já solicitou reunião com as Secretarias de Estado de Educação e de Governo para tratar dessas questões. Uma reunião será confirmada para a próxima semana.

Desta forma, orientamos aos servidores que fizeram a referida greve que, caso lhes sejam demandadas informações sobre o assunto reposição, informem que a mesma está em negociação através do Sind-UTE/MG e que aguardarão comunicação oficial do mesmo sobre esse assunto.

Direção Estadual do Sind-UTE/MG e Comissão de Negociação das SREs e Órgão Central

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG