Stress, violência e cobrança profissional promovem o adoecimento dos educadores

O Programa Outras Palavras, exibido no último sábado (18/10), das 10h às 10h:30, na TVs Band Minas e Band Triângulo apresentou, no quadro Educação em Debate, uma conversa da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, e a professora da rede pública, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, doutora e pesquisadora do Centro de Apoio da Educação à Distância da UFMG.

Jussara Pascoalino fala sobre as condições precárias de trabalho e diversas situações que provocam  o adoecimento da categoria. Segundo ela, recentes pesquisas mostram que, há um contínuo crescimento do adoecimento dos professores, em função do stress e da cobrança a que esses profissionais são submetidos. “Esse quadro é um dos sintomas de que a escola não vai bem”, avaliou.

Outro problema apontado refere-se à violência. Essa é uma questão que também corrobora para o adoecimento dos educadores. “A escola tem que se unir e cobrar políticas públicas para a intervenção da questão da violência. Precisamos trazer esta discussão para a sociedade refletir conosco.”

No Momento CNTE, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação destaca a importância da maior organização sindical do mundo, a Central Sindical Internacional (CSI), estar pela primeira vez sob a presidência de um sindicalista brasileiro, o professor, João Antônio Felício, que já foi presidente da CUT. Ele foi eleito por unanimidade. Votaram 1.500 delegados, de 161 países. Ao falar de seus principais desafios à frente da CSI, João Felício aborda a luta por uma melhor distribuição de renda, pelo trabalho decente e por uma democracia que, segundo ele, não está consolidada no mundo. “Acreditamos que essas ações vão fortalecer a organização na luta contra o retrocesso neoliberal.”

O Momento CUT/MG destaca a 1ª Conferência Nacional da Saúde dos Trabalhadores da Central Única dos Trabalhadores, que aconteceu na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Especialistas e trabalhadores debateram as causas e os problemas do adoecimento no trabalho, além do assédio moral e psicológico. A proposta do evento foi discutir ações para serem tomadas com objetivo de reverter o quadro de doenças da classe trabalhadora no Brasil.

O Programa Outras Palavras é uma produção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Assista!

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.