Técnicos-administrativos do Cefet-MG entram em greve por tempo indeterminado

• 09/01/2015

Os técnicos-administrativos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (7), paralisação geral de todas atividades e manutenção apenas dos serviços que forem considerados essenciais  por tempo indeterminado em assembleia realizada no auditório do Campus I, na avenida Amazonas, 5.253, no bairro Nova Suíça, na Região Oeste de Belo Horizonte. A categoria exige a regulamentação da jornada de 30 horas semanais, além de outras reivindicações apresentadas ao diretor do Cefet-MG em dezembro passado.

Nos próximos dias e na próxima segunda-feira (12), os técnicos-administrativos, coordenados pelo Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes) participam de mobilizações nas sedes do Cefet-MG em todo o Estado. Eles vão distribuir cartilhas com explicações do movimento, pregar cartazes e instalar faixas para ampliar a adesão à paralisação e conquistar apoio de professores e alunos da instituição. Na segunda-feira, eles voltam a se reunir em assembleia geral, às 9h30, no auditório do Campus I.

“Deflagramos uma greve inédita, uma paralisação interna como nunca aconteceu no Cefet-MG, por um motivo justo. A direção sempre quer imputar os problemas para terceiros, nunca se responsabiliza por nada. Este é o momento de fazermos este movimento. Vamos mostrar à direção, aos professores, aos alunos e à sociedade que queremos algo sério. Queremos que nos tratem com o respeito que a gente merece. Trabalhamos com garra, compromisso e responsabilidade. Vamos para a greve, que é  trabalho, não é ficar em casa ou viajar. Vamos comprovar a nossa competência”, afirmou Mário Sérgio Santos Rosa, coordenador do Sindifes,  que organizou a assembleia, juntamente com Sérgio Ribeiro e Maurício Vieira, da base do Sindicato.

A primeira greve Interna da história do CEFET-MG surge pela reivindicação da manutenção da jornada de trabalho de 30 horas semanais. A jornada de seis horas de trabalho diária já é praticada na instituição há muito tempo (desde 2006), mas recentemente os TAE’s foram comunicados de forma arbitrária, impositiva e ameaçadora pela Direção do CEFET-MG de que a partir do dia 2 de janeiro todos deveriam retornar ao regime de 40 horas semanais.

Entretanto a jornada de 30 horas não é o único pleito dos TAE’s da instituição, que já possuem uma pauta de reivindicações antiga, que não avançou em quase nada nos últimos dois anos, como ressalta a coordenadora geral do Sindifes, Cristina del Papa. “A greve não está sendo aprovada unicamente por causa das 30 horas. Hoje as nossas condições de trabalho são péssimas e não conseguimos avançar na melhoria dessas condições, e não avançaram porque não houve negociação efetiva com a direção do Cefet”, destaca Cristina. A pauta de reivindicações será atualizada pelos membros do Comando de Greve com novos pontos e será reapresentada ao diretor do Cefet-MG. O Comando de Greve funcionará com reuniões abertas e atividades permanentes, pois a greve é de ocupação.

Além da regulamentação da jornada de 30 horas semanais, para 12 horas ininterruptas de funcionamento da instituição, os técnicos-administrativos do Cefet-MG reivindicam o direito de eleger as chefias e de serem eleitos; melhores condições de trabalho; garantia, por meio de regulamentação, de plena participação de todos os setores e trabalhadores envolvidos nas mudanças organizacionais do Cefet-MG; institucionalização do programa de incentivo à qualificação dos servidores, com aprovação nos conselhos superiores da instituição; estímulo à política de capacitação dos técnicos-administrativos com  a oferta de mestrado e doutorado; garantia de ocupação de cargos de direção ou chefias apenas por servidores do quatro permanente do Cefet-MG; entre outros itens.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário, com informações do Sindifes – 07/01/15)

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG