Técnicos-administrativos em greve aprovam contraproposta do CNG Fasubra

Mais de 350 técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (IFVJM) e Instituto Federal (IFMG) participaram, na manhã de quarta-feira (9), da Assembleia de Greve Unificada que aprovou o envio de uma contraproposta para o governo federal. Também foram repassados os informes nacionais e locais, além de debatidas questões pontuais da UFMG.

Foi apresentada a Assembleia a contraproposta montada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) que segue a mesma linha dos demais servidores públicos federais. O documento pede 9,5% em 2016 e 5,5% em 2017 (com cláusula de revisão caso a previsão da inflação supere o índice). Também entra na pauta financeira o aumento de 0,1% do step em 2016 e 2017, além da não absorção do VBC (Vencimento Básico Complementar).

A proposta foi aprovada sem votos contrários reforçando a posição do Comando Nacional de Greve e demonstrando que a Federação está no caminho certo. Junto a este encaminhamento também foi aprovado que os negociadores não podem ‘‘perder’’ o que já está na mesa, repetindo 2011 quando a Categoria foi a única a não ter reajuste salarial.

No Informativo de Greve, nº 5 de setembro, a IG2015, o CNG relata como está a negociação de cada ponto de pauta específico da Categoria. Clique aqui para acessar o documento e ler os informes nacionais.

A próxima reunião com o governo será nesta quinta-feira (10). Os informes deve ser divulgados na sexta-feira (11), após a avaliação do Comando Nacional de Greve.

Informes Locais

Na próxima segunda-feira, dia 14, será realizado o XXIV Seminário Nacional de Segurança nas IPES e EBTT. O evento, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), se estende até o dia 18 de setembro e discutirá, além das questões relativas a segurança nas instituições de ensino, a terceirização, assédio moral e combate as opressões.

A partir desta sexta-feira (11), começa o III Congresso de Direito Sindical da OAB Federal. O evento é o maior no país na área sindical e reunirá renomados conferencistas. O Sindifes participará, assim como seu escritório de assessoria jurídica.

Próxima assembleia

Devido ao seminário de segurança e as atividades do Comando Geral de Greve do Sindifes, a próxima assembleia será marcada para a quarta-feira, dia 16 de setembro, às 9 horas. O local será informado posteriormente, pois a secretaria do Sindicato está procurando um local que atenda as necessidades. Nesta assembleia serão realizadas as avaliações do movimento grevista e das negociações.

(Site CUT/MG – Sindifes – 10/09/15)