Notícias

Trabalhadoras e trabalhadores em educação de Minas Gerais vão às urnas eleger a nova direção do Sind-UTE/MG

• 11/11/2015

Teve início nesta segunda-feira, dia 9, as eleições gerais do Sind-UTE/MG. Elas acontecem até a sexta-feira, dia 13 e envolve as 82 subsedes espalhadas por todas as regiões do estado.

As eleições acontecem para direção estadual, direção de cada uma das 82 subsedes e para o Conselho Geral, representantes eleitos nominalmente em cada região.

Atualmente o Sind-UTE/MG é o segundo maior sindicato da educação no país e o maior sindicato em Minas Gerais. A direção estadual passa a ser composta a partir desta eleição de 64 membros sendo que 20 são obrigatoriamente da região metropolitana de Belo Horizonte e 44 representando as demais regiões.

Durante toda a semana, as urnas percorrerão as escolas estaduais, sedes das 47 Superintendências Regionais de Ensino e Órgão Central da Secretaria de Educação que fica na Cidade Administrativa. Votam os trabalhadores em educação filiados ao sindicato.

Para direção estadual foi inscrita uma chapa. Para as subsedes há duas chapas disputando as eleições em Contagem, João Monlevade, Juiz de Fora, Vespasiano, Poços de Caldas, Januária. Também participam das eleições várias redes municipais filiadas ao Sind-UTE/MG como Betim, Ipatinga, Muriaé, São João del Rei, Contagem, entre outras.

A apuração terá inicio na sexta-feira, após os termino do período de votação. De acordo com o Estatuto da entidade, a posse da nova direção estadual, direções das subsedes e Conselho Geral acontecem no dia 16 de dezembro.

O edital de convocação das eleições foi publicado no dia 9 de setembro. O processo é coordenado por uma comissão eleitoral eleita em assembleia de filiados e o período para inscrição de chapas foi de 30 dias.

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG