Trabalhadores e trabalhadoras em educação realizam assembleia estadual com indicativo de greve

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizou nesta quarta-feira (28/2/18) a sua primeira assembleia estadual com indicativo de greve de 2018. Essa atividade foi tirada no último Conselho Geral do Sindicato realizado em Belo Horizonte, dia 3 de fevereiro último.

Durante a assembleia estadual, que aconteceu a partir das 14h, no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os trabalhadores e as trabalhadoras em educação cobraram do governo do Estado o cumprimento dos acordos assinados,  fim do parcelamento do 13º salário, pagamento do Piso Salarial de acordo com os acordos assinados e atendimento de qualidade pelo Ipsemg. A assembleia deliberou por greve no dia 8 de março e realização de nova assembleia estadual para deliberar sobre os rumos do movimento.

No período da manhã, o Conselho, a direção estadual fez um balanço das últimas ações do Sindicato para denunciar e reverter o que o governo do estado tem feito na educação da rede estadual: dois reajustes do Piso Salarial descumpridos, acordo com os servidores das Superintendências Regionais de Ensino descumprido, parcelamento do pagamento do 13º salário, adiamento do ano escolar, sucateamento do IPSEMG, entre outras demandas.

Desde o final do ano passado, o governo vem estabelecendo um tratamento diferenciado no funcionalismo. Mesmo a educação tendo recursos próprios, o Governo Fernando Pimentel optou por não pagar o 13º salário à categoria em dezembro de 2017 na sua integralidade.

Agora, a categoria foi surpreendida pelo adiamento do ano escolar para economizar no salário dos contratados, nas verbas de transporte e alimentação escolar! Pelo segundo ano consecutivo, o governo está descumprindo o Acordo do Piso salarial, mesmo tendo recursos da educação para o pagamento dos reajustes!

A última escala de pagamento aprofundou o tratamento diferenciado: a maioria da categoria recebeu salário somente após o carnaval. Enquanto isso, os/as servidores/as da Segurança Pública receberam uma primeira parcela no dia 09/02.  Além disso, o Sindicato destaca que, por ser ano eleitoral, a campanha salarial-educacional precisa ser antecipada.

28.2.18- Conselho geral do Sind-UTE/MG na manhã desta quarta-feira

28.02.18 – Beatriz Cerqueira ( Sind-UTE/MG) coordenadora-geral e a diretora estadual Nivalda Perobelli

28.2.2018- Trabalhadores e trabalhadoras em educação durante assembleia estadual na ALMG

Durante assembleia estadual, realizada na tarde desta quarta-feira, 28/02/2018, trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais, aprovaram greve para o dia 8 de março de 2018, quando irão realizar  uma nova assembleia estadual para decidir os rumos do movimento.

Fotos: Alessandro Carvalho/ Sind-UTE/MG

Repercussão na mídia- 28/02/2018

Estado de Minas – Professores da rede estadual prometem paralisação em 8 de março

Portal click curvelo – Rede estadual de ensino entrará em greve no próximo dia 8