Trabalhadores em educação de Ribeirão das Neves paralisam atividades

“Compromissos assumidos e assinados precisam ser cumpridos”, é o que afirma a diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Denise Romano, ao acompanhar nessa terça-feira (08/09), juntamente com os servidores da rede municipal de educação de Ribeirão das Neves, que até o momento a prefeitura não fez o pagamento da categoria.

Segundo Denise Romano, a prefeitura tem adotado a prática do escalonamento, o que desagrada os servidores. Ela lembra ainda que as negociações não estão concluídas, mas alega que houve um acordo assinado entre o Sindicato e a prefeita Daniela Corrêa, com algumas condições para que a greve fosse encerrada. “Esse acordo não está sendo respeitado. A única cláusula que foi cumprida até agora diz respeito à incorporação da equiparação salarial. O projeto de lei relativo ao abono e a redução da jornada NÃO foram encaminhados à Câmara Municipal”.

Vale lembrar que, no dia 21 de agosto, ocorreu uma reunião em que a Comissão de Negociação esperou por cerca de 2 horas a impressão dos projetos por parte da Secretaria de Administração. “Foram apresentadas as minutas e o governo se comprometeu em entregar uma versão final do documento ao Sindicato no dia seguinte. Mas essa conversa ficou apenas na promessa. “Já fizemos vários contatos e não obtivemos retorno. Por isso, a rede municipal está paralisada hoje. Estamos protestando também contra a vergonhosa escala de pagamento e o atraso recorrente no pagamento dos auxiliares de serviço contratados. Corte de ponto não nos intimida. Quem luta, educa e tem autonomia”, afirma a diretora do Sind-UTE/MG

Prática recorrente

Desde o início do ano, a prática de atrasos ou o pagamento de maneira escalonada dos salários dos servidores em Ribeirão das Neves tem sido recorrente pela prefeitura. Por isso, os trabalhadores e as trabalhadoras em educação têm feito mobilizações e paralisações no 5º dia útil de cada mês como forma de pressionar o executivo municipal a cumprir a lei. A rede municipal conta com atualmente com cerca de 2 mil educadores/as.

Assessoria de Imprensa do Sind-UTE/MG: Eficaz Comunicação (30476122)

Fotos de Ato realizado em Ribeirão das Neves nessa terça-feira, dia 08.09.15

Fotos: Lidyane Ponciano (Sind-UTE/MG)