Trabalhadores em educação, em greve, iniciam o dia em manifestação nas entradas de Belo Horizonte. Os educadores fecham a BR/040 – sentido RJ

Em greve por tempo indeterminado, desde o dia 21/05, os trabalhadores em educação de Minas Gerais realizaram assembleias locais e mobilizações por todo o Estado, para reforçar a reivindicação da categoria por abertura de negociação com o governo.

No início da manhã desta quarta feira (28), centenas de educadores fecharam a BR/040, entrada de Belo Horizonte, nas proximidades da Ceasa e a BR/381, na altura do Posto 13 em protesto.

De acordo com a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, a greve é a maneira que a categoria tem de pressionar o governo do Estado a abrir negociação. Isso porque, apesar de a pauta de reivindicações ter sido protocolada no dia 31 janeiro, até o momento, a Secretaria de Estado da Educação não se posicionou, sequer agendou uma reunião para discutir as questões com a categoria.

Reivindicações

Os educadores de Minas Gerais reivindicam na campanha salarial de 2014, entre outros itens, o descongelamento da carreira, o pagamento do Piso Nacional Profissional, a nomeação dos concursados e solução para os efetivados sem concurso pela Lei 100/2007, considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e que atingiu cerca de 98 mil trabalhadores em educação.

“A estratégia do governo do Estado é a de não negociar. Já avisou que não vai ter modificação na carreira ou vai discutir reajuste antes de outubro. O momento é agora ou só teremos chance de conquistas em 2015. Por isto, estamos em greve por tempo indeterminado”, afirma Beatriz Cerqueira.

Hoje (28/05), a partir das 14h, os educadores realizam nova Assembleia Estadual, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, para decidir os rumos do movimento.

Novos protestos acontecerão ao longo do dia.

Flashes da manifestação hoje (28/05 – 7h) na BR/381 – altura do Posto13

28-05-2014-greve-381-02