Trabalhadores/as em educação, pais e alunos fazem manifestações populares contra atos da Prefeitura de Contagem que atacam a Educação

Mães com filhos com necessidades especiais ficaram revoltadas com as mudanças nas vagas para o ensino fundamental, promovidas pela prefeitura de Contagem

Profissionais da Educação em Contagem, pais e alunos denunciam decisões e atos do prefeito municipal de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), e prometem mobilizações. Na tarde desta segunda-feira, dia 04, acontece uma reunião do prefeito com uma comissão de pais de alunos da rede municipal, e ao mesmo tempo, acontece uma vigília das comunidades escolares do lado de fora do prédio da Prefeitura, para discutir o novo modelo imposto pela prefeitura de reorganização das vagas na Rede Municipal de Ensino na cidade.

No último dia 30 de novembro, os/as trabalhadores/as em Educação de Contagem, foram convocados para uma reunião com o prefeito para tratar do documento “ Compromisso de gestão”, que foi anunciado no início do ano pela atual administração. Na reunião, o prefeito anunciou que estava implantando uma nova forma de distribuição de vagas para os alunos do Ensino Fundamental.

No mesmo dia, a prefeitura reuniu pais e alunos das Escolas Municipais Babita Camargos e Heli Orta, para anunciar que, a partir do ano que vem, a primeira escola, Babita Camargos, passaria a atender apenas alunos do 1º e 2º ciclos, (1º ao 5º ano), e a segunda escola, Heli Orta, receberá vagas apenas para os alunos do 3º ciclo, (6º ao 9º ano). Essa medida será adotada nas demais escolas municipais do Contagem. Nenhuma escola concentrará todos os anos do ensino Fundamental numa mesma unidade.

Revoltados os pais denunciam que, além de desorganizar totalmente a vida dos alunos, professores, o quadro de horário das escolas já definido para o ano que vem, desrespeita a demanda de matrículas, autonomia das escolas e a organização das famílias, o processo não foi discutido com a comunidade escolar, causando apreensão nos pais e alunos.

Assim, uma família que tenha filhos em idades diferentes terá que circular pela cidade para que os filhos estudem enquanto que, atualmente, todos estudam numa mesma escola. Por isso, começou no dia 30 de novembro, nas Escolas Municipais Babita Camargos e Heli Orta, as primeiras a serem atingidas pelas mudanças, uma série de protestos e manifestações organizadas por pais; estudantes e trabalhadores/as contra essas mudanças.

Segundo a diretora estadual do Sind-UTE/MG, Patrícia Pereira, da Subsede Contagem, as mudanças fazem parte do programa de governo do PSDB que começou a ser colocado em prática desde o início desse ano:

1- Primeiro foram as Portarias nº001 e nº002 com fichas avaliativas, monitoramento e controle da Educação Infantil desrespeitando a autonomia das escolas e as especificidades de cada criança.

2- Compromisso de Gestão com controle e monitoramento do tempo pedagógico do professor e do conteúdo que ele ensina nas escolas, causando o fim do plano de carreira e imposição da remuneração por mérito baseada nas notas dos estudantes nas avaliações externas.

3- Contrato com a Microsoft, numa Parceria-Público-Privada, que prevê um tablet com internet para cada estudante do 6º ano, além de uma lousa digital em cada sala do 6º ano. Parceria também não discutida com ninguém.

4- Fechamento de novas turmas dos cursos técnicos da Funec. Caso em que a prefeitura voltou atrás devido à pressão dos estudantes; pais e trabalhadores/as.

5- E, agora, a reorganização da Rede Municipal por ciclos.

De acordo com Patrícia Pereira, enquanto as mudanças e retrocessos afetavam mais profundamente os/as trabalhadores/as em educação a reação foi limitada à categoria. Agora, que o prefeito desorientou e desrespeitou a organização das famílias é que a luta ficou popular, com várias manifestações e atos na cidade, envolvendo diversas escolas. Ela destaca que o prefeito precisa colher os desgastes e sentir a força de um levante popular auto-organizado.

Calendário de mobilizações!
* Dia 04/12, concentração a partir das 13h, na porta da Escola Municipal Eli Horta, com caminhada rumo à prefeitura e Inauguração do Conselho Sede
* Dia 05/12, às 9h, ato na Câmara Municipal de Contagem
*Dia 05/12, às 14 h, assembleia geral Rede Municipal e Funec, no Centro Iria Diniz
* Dia 05/12, às 20h, reunião no escritório da deputada Marília Campos – Rua José Faria da Rocha.


Mães com filhos com necessidades especiais ficaram revoltadas com as mudanças nas vagas para o ensino fundamental, promovidas pela prefeitura de Contagem

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.