Universidade oferece curso à distância gratuito para educadores da rede pública

O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, que está sendo oferecido gratuitamente pela UFJF na modalidade a distância, contará com várias inovações e programação repleta de conteúdo, sendo direcionada para ações efetivas nas instituições de ensino. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro, no site www.cead.ufjf.br. São 10 mil vagas para educadores de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também podem concorrer profissionais das áreas de segurança pública, de saúde e de assistência social que desenvolvam atividades em escolas públicas. O curso conta com recursos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Entre as inovações, destacam-se as realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle). Foi criado, por exemplo, o Espaço Nossa Sala, que permitirá a interação virtual entre os alunos de diferentes cidades visando à construção coletiva do projeto e à implantação das ações preventivas. Ainda está sendo estudada a possibilidade de utilização de serviço de telefonia no sistema Voip: uma ferramenta a mais na hora de esclarecer dúvidas.

O conteúdo programático foi dividido em duas etapas. A primeira, de cunho teórico-metodológico, objetiva o desenvolvimento de conteúdos destinados à fundamentação do projeto de prevenção do uso de drogas para a escola, o que constitui a meta principal dessa etapa do curso. Nessa fase, os cursistas passarão por quatro módulos, a saber:

Módulo I – O educando como sujeito em desenvolvimento: família, escola e políticas públicas;

Módulo II – Conceitos e abordagens sobre drogas e prevenção;

Módulo III – A prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais;

Módulo IV – Ações preventivas do uso de drogas na escola.

A segunda parte do curso é o Módulo V – Implementando o projeto de prevenção do uso de drogas da escola -, que tem como objetivo o acompanhamento do educador cursista na implementação do projeto de prevenção na escola. Nesse período, o cursista participa de atividades interativas de supervisão sendo estimulado a compartilhar sua experiência com os colegas de curso e demais educadores da sua escola.

O Módulo V é orientado para o desenvolvimento de três ações relacionadas ao processo de implementação do projeto elaborado durante o curso: revisão, socialização e implementações de ações de promoção da saúde com ênfase na prevenção do uso de drogas na escola. Na perspectiva das redes sociais, é estimulada a divulgação do projeto da escola no contexto mais amplo de sua comunidade, participando das ações integradas da Rede de Escolas no município, na região e no estado.

O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas é oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead) em parceria com o Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia), ambos ligados à UFJF. Desenvolvido em nível de extensão, tem carga de 180 horas. As vagas serão preenchidas obedecendo a dois critérios de seleção: grupos de no mínimo três e de no máximo dez educadores-cursistas por escola; ordem de inscrição. O início está previsto para o primeiro semestre de 2014.

Faça a inscrição online.

CNTE Informa 676

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.