V Congresso Educacional de Betim Por uma Educação Libertadora, Democrática, Cidadã e Inclusiva

Foi aberto dia 2 de setembro, às 18h, o V Congresso Educacional de Betim 2016, que esse ano presta uma homenagem ao mestre e grande educador, Paulo Freire.

A temática do Congresso, “Por uma Educação Libertadora, Democrática, Cidadã e Inclusiva”, de acordo com o coordenador-geral da Subsede Betim, Luiz Fernando Oliveira, vem ao encontro de uma demanda da categoria, reafirmada pelas trabalhadoras e trabalhadores em educação em todas as suas instâncias. “A escola que queremos é a escola que Paulo Freire reafirmava, ou seja, uma escola que transforma os cidadãos e, por conseguinte, transforma a sociedade. Queremos fortalecer, cada vez mais, os laços da escola com os seus alunos e com a comunidade em que está inserida e assim, juntos, promovermos uma educação pública de qualidade social”, afirma.

O Congresso da Subsede Betim tem apoio do CME – Conselho Municipal de Educação, da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Sind-UTE/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, da CUT – Central Única dos Trabalhadores e da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.

Abertura

A conferência de abertura do evento acontecerá, às 19 h, desta sexta-feira (02) e contará com a presença do professor Gaudêncio Frigotto, que falará sobre o tema “ Educação pública e Estado Democrático de Direito – A escola como espaço político, pedagógico e social.

No sábado (dia 03/09), das 8h às 10h, a proposta é debater “ Da pedagogia do oprimido à pedagogia da autonomia: empoderamento, transgressão e utopias em Paulo Freire”, com Giane Fregolente e Leonardo Barros Soares.

A mesa das 10h às 12h tratará sobre o tema “ Diversidade, etnia, inclusão e gênero na educação brasileira: território em disputa”, com Nilma Lino Gomes e Hédio Silva.

No período da tarde, após atividade cultural, o assunto a ser abordado das 14h às 16h será “O que esperar para a educação brasileira? “, com Heleno Araújo e Luiz Dourado.

Já às 16h haverá o Lançamento do livro: Educação Infantil em Betim , com Otávio Henrique. Essa publicação é parte integrante da dissertação de mestrado a ser defendida na UFMG em 2016. Após o lançamento do livro, haverá debate sobre Educação de Betim.

No domingo (04/09), das 8h às 10h, os participantes debatem sobre “- A Luta dos trabalhadores em educação em defesa da escola pública!, com Cássio Diniz e Anatalina Lourenço.

Das 10h às 12h acontecerá a – Mesa “Quem Luta, Educa – A importância dos movimentos sociais na luta por uma educação pública de qualidade”, com Beatriz da Silva Cerqueira – Presidenta da CUT MG e coordenadora Geral do Sind-UTE/MG; Moara Correia Saboia – Vice-presidenta da UNE e militante do movimento Enegrecer; Bruno Diogo – Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); Ya Bia Ty Osumare – Sacerdotisa de matriz africana, militante do movimento negro e trabalhadora da saúde.

Às 13h 30min haverá a apresentação da carta compromisso com a educação e das 14h às 18h apresentação das propostas para a educação e protocolo da carta compromisso.

Informações e inscrições pelos telefones: (31) 3532-1103 | (31) 2571-1164

BANNER-PAULO-FREIRE-200X150-GRAF