Notícias

Vamos apagar da história os nomes de escolas estaduais e públicas que homenageiam ditadores

  • 08/09/2014


Uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com apoio do Levante Popular da Juventude, deu início a uma campanha para apagar o nome de ditadores das escolas públicas.

No Outras Palavras desse domingo (07/09), na TV Band Minas e na TV Band Triângulo você acompanha uma entrevista com Renan Santos, do Levante Popular da Juventude sobre esse assunto.

Segundo Renan, o que se pretende é impedir que homenagens a ditadores da história recente do Brasil sejam feitas em escolas públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais.  Ele lembra que a identificação de escolas com nome de ditadores ou agentes da repressão representa uma atitude que vai na contramão do espírito democrático e da memória de todos aqueles que lutaram contra a Ditadura Civil-Militar.

“Aqui em Minas, recentemente, trocamos o nome do antigo viaduto, Presidente Castelo Branco, em Dona Helena Greco, militante dos direitos humanos no período da ditadura. É uma vergonha que, ao completarmos 50 anos do Golpe de Estado, que instaurou a Ditadura Civil-Militar em nosso país, ainda tenhamos que aceitar ditadores sendo homenageados em nossa escolas.”

No Momento CUT Minas recebemos o secretário da Juventude da Central, Ederson Alves da Silva, um sindicalista comprometido com a luta pela efetivação do SUS para garantia de uma saúde pública universal, integral e de qualidade para todos e todas. “É importante incentivar a participação dos usuários e valorizar todos os profissionais da saúde para que possamos ter um atendimento de qualidade para a população”, afirma.

No Atualidade, você acompanha a primeira reportagem da nossa série sobre a VII Conferência Estadual de Educação do Sind-UTE/MG, que reuniu mais de 1.600 delegados e delegadas eleitos nas escolas e Superintendências Regionais de Ensino. “Uma outra educação para Minas é possível.” Foi com essa certeza que os conferencistas se reuniram por dois dias (30 e 31 de agosto), em Contagem/MG. A Conferência foi também espaço oportuno para a celebração dos 35 anos do Sind-UTE/MG, que recebeu educadores vindos em caravanas de todas as regiões do Estado, estudiosos e especialistas da área, representantes de movimentos estudantis, sociais, populares, entre outros.

O Programa Outras Palavras é uma produção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e vai ao ar todos os domingos, de 7h às 7h30. Não perca!



Multimídia


Newsletter Sind-UTE/MG


    Informativo Ver todas


    Informativo Especial de Greve - A luta sempre vale a pena
    6/4/2022 - Informa Especial de Greve
    Informativo Especial de Greve
    Especial Jurídico
    188
    187
    186
    185
    184

    Cadastre-se aqui!

    img

    Links



    Opinião

    Todos artigos