Veja no Programa Outras Palavras deste sábado, 02 de dezembro de 2017, às 10h, na TV Band Minas, TV Triângulo e TV Candidés

Porque precisamos da Caixa e do Banco do Brasil

A presidenta da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Minas Gerais (Fetraf-MG), Magali Fagundes,  fala do porque é preciso defender a não privatização de bancos públicos, tais como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Ela também dos impactos do desmonte do serviço público do ramo financeiro.

Desmonte dos bancos públicos

Em audiência pública no último dia 27 de novembro de 2017, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a presidenta do Sindicato dos Bancários de BH e RMBH, Eliana Brasil, explicou porque o desmonte do serviço público é ruim e afeta a sociedade como um todo.

Contra o desmonte dos serviços públicos

A presidenta da CUT Minas, Beatriz Cerqueira, sai em defesa dos direitos da classe trabalhadora e diz que o governo ilegítimo de Michel Temer ataca direitos tanto de quem trabalha no segmento público quanto privado. Ela diz que bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil não podem ser privados, porque são patrimônios do povo brasileiro.

Calendário de lutas

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convoca a sua categoria para greve estadual no dia 06 de dezembro, a partir das 10 h, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte.

Escola democrática

O dia 10 de novembro de 2017 foi marcado pela luta em favor da escola inclusiva, democrática, e que respeita a diversidade.  A pedido do Sind-UTE/MG, foi realizada uma audiência pública na comissão de direitos humanos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para debater sobre esses assuntos e contrapor o Projeto de Lei da Escola sem Partido também conhecido como a Lei da Mordaça.

O coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Estabelecimento de Ensino  (Contee) e vereador por Belo Horizonte, Gilson Reis, falou dos movimentos feitos pela educação para criar uma agenda nacional visando enfrentar a lei da mordaça e criação de um projeto que valoriza a escola democrática.

Envolver a comunidade escolar

Para o diretor estadual do Sind-UTE/MG, Múcio Alberto Cordeiro, da subsede Turmalina, é preciso ampliar a discussão e envolver no debate da escola democrática e contra a lei da mordaça também a comunidade escolar e a sociedade.

A escola precisa estar a serviço do povo

Para Vladimir Coelho, da Secretaria de Estado da Educação, a escola –  quando não permite ao aluno fazer uma discussão ampliada das questões que perpassam a sua realidade –  está a serviço de uma ação coordenada contra o desenvolvimento do país e de seu povo.

Quem destruir também os estudantes

A estudante de direito da UFMG, Ana Júlia, e militante do Levante Popular da Juventude, disse que a escola sem partido que destruir aqueles que fazem a escola. Por isso, ela ataca também os estudantes.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.