Veja no Programa Outras Palavras deste sábado, 14 de outubro de 2017:

Profissão Educador

No mês em que se comemora o dia do educador e da educadora, o que o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas  (Sind-UTE/MG) reforça é o respeito a essa profissão.

O dia 15 de outubro não é uma data simplesmente para celebrações, mas, um momento para reafirmar a luta que essa categoria bravamente faz em nome de uma educação pública, democrática, inclusiva e de qualidade para todos e todas.

Momento CUT Minas

CUT Minas tem promovido seminários em várias regiões do Estado pela anulação da Reforma Trabalhista, tema que também tem sido trabalhado em âmbito nacional pela Central Única dos Trabalhadores,  que busca coletar assinaturas através da campanha do Projeto de Lei de Iniciativa Popular para anular essa Reforma. A ideia é colher mais de 1milhão e 300 mil assinaturas.

Em Minas Gerais, além da presidenta da CUT MinasBeatriz Cerqueira, o técnico do Dieese na Subseção da CUT MinasFrederico Melo têm participado como palestrantes desses seminários.

O técnico do Dieese Frederico Melo, em outras oportunidades, como no Encontro de Auxiliares da Educação básica, também fez abordagens sobre o assunto.

Ele explica que a Reforma Trabalhista imposta pelo governo Michel Temer tem o objetivo de reduzir o custo da força de trabalho.

Tira Dúvidas

No mês em que muito se celebra o dia do educador e da educadora, um dos assuntos que o Sind-UTE/MG quer colocar em pauta são as condições no ambiente de trabalho.

Sindicato sabe que o assédio moral é hoje um dos principais problemas enfrentados pela categoria e portanto, há que se discutir essa questão profundamente.

Recentemente, durante o Encontro de Auxiliares da Educação Básica, o tema foi amplamente explorado pela coordenadora técnica do departamento jurídico do SindicatoDaniela Ramos de Oliveira.

Momento CNTE

No Coletivo de Mulheres da CNTE,  o tema da saúde esteve em debate. Os dados são alarmantes e as mulheres representam 61% das pessoas entrevistadas numa pesquisa realizada. Entre os principais problemas levantados estão as condições das salas de aula e os baixos salários, que provocam o adoecimento não só físico, mas, também psicológico.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.