Veja no Programa Outras Palavras deste sábado, 25 de novembro de 2017:

Educação em debate – “A escola no centro da disputa”

No dia 10 de novembro último, aconteceu na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma audiência pública realizada a requerimento do deputado estadual, Rogério Correia, por solicitação do Sind-UTE/MG, com a finalidade de debater sobre uma escola democrática, inclusiva e contra a lei da mordaça. A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, falou da forma desrespeitosa como a pauta da educação vem sendo tratada. “Se não lutarmos pela escola que queremos, aqueles que não têm seus filhos na escola pública vão definir que tipo de escola e de educação será construída  para a classe trabalhadora.”  Beatriz afirmou ainda que vivemos um tempo em que a escola está no centro da disputa, e que passa por esse espaço a construção de uma sociedade mais tolerante, mais solidária, que respeite a diversidade ou o contrário de tudo isso.

Educação em debate – “Professores/as vigiados/as em sala de aula”

O Projeto da Escola sem Partido, a lei da mordaça, tem a intenção de acabar com a profissão docente, disse a presidenta do Sinpro-Minas, Valéria Morato, durante a audiência pública, dia 10 de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ela denunciou que os professores e professoras da rede privada de ensino em Minas Gerais estão sendo vigiados/as em sala de aula e, muitas vezes, chegam a ser até mesmo constrangidos por pais de alunos.

Educação em debate – “A escola é onde as pessoas crescem…”

Um espaço onde o debate acontece e as pessoas crescem – disse o deputado estadual e 1º secretário-geral da Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Rogério Correia, durante a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, dia 10 de novembro. Ele lembrou que no turbilhão de desmanche do Brasil vêm também propostas ideologicamente conservadoras. Entre essas proposições está o projeto de Lei da Escola sem Partido.

Profissionais da Educação – “A lei da mordaça é uma tragédia para a escola pública”

“Um projeto sacana com a escola pública”. É assim que o diretor estadual do Sind-UTE/MG e professor, Gilbert Martins, define o projeto da Escola sem Partido. Para ele, se o professor/a não tem liberdade para ensinar e para debater com seus alunos não há possibilidade dele promover uma discussão que eleve o senso crítico dos filhos e filhas da classe trabalhadora.

Profissionais da Educação – “Queremos uma escola democrática e inclusiva!”

A diretora estadual e coordenadora da Subsede Uberaba, Maria Helena Gabriel, defende uma escola democrática, que discuta todos os assuntos que possam ser de interesse dos estudantes, de seu dia a dia e de sua identidade.  “Não aceitamos Escola sem Partido, lei da mordaça. Queremos uma escola inclusiva, com qualidade, liberdade e diversidade”, afirma.

Atualidade – Encontro Pedagógico Latino-Americano reúne participantes de 21 países

O IV Encontro Pedagógico Latino-Americano, realização da Internacional da Educação para a América Latina (Ieal), aconteceu em Contagem –  Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 15 a 17 de novembro,  e reuniu cerca de 800 pessoas de 21 países da América Latina, Estados Unidos, Espanha, Noruega, Suécia, França e Bélgica e representantes das 50 entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A maior delegação do encontro foi a mineira, sob coordenação do Sind-UTE/MG, com cerca de 200 participantes. A vice-presidenta da Ieal, Fátima Silva, destacou a presença dos profissionais de Minas Gerais.

Já a presidenta da CUT/MG e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, defendeu a bandeira do Brasil como símbolo da classe trabalhadora e falou das principais lutas travadas pela classe trabalhadora. Afirmou que a educação pública está nas ruas em defesa de uma escola pública democrática para todos e todas, contra as privatizações e o desmonte do país, que vem sendo duramente golpeado por um governo ilegítimo. Lembrou-se do crime de Mariana que, após dois anos do ocorrido, ainda encontra-se impune. Ao falar de democracia e resistências citou as lutas da educação contra a Escola sem Partido, as privatizações, o Plano Estadual de Educação, para que não ataque a diversidade e ressaltou a coragem e os ensinamentos da primeira presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff.

Mulheres em Marcha – “Mulheres Cabulosas da História!”

Quem são as mulheres que mudaram o rumo da história?  Projeto fotográfico que resgata a vida de 100 mulheres pioneiras  em suas áreas, mas que foram ignoradas, desenvolvido pelo Levante Popular da Juventude,  quer agora se transformar no livro: “Mulheres Cabulosas da História.” Mas, para isso, precisa de sua ajuda. Acesse www.catarse.me/mulherescabulosasdahistoria e dê a sua contribuição.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.