Veja no Programa Outras Palavras que foi veiculado no sábado dia 17 de fevereiro de 2018

Lutar para defender a saúde e o SUS

A assistente social e membro da Rede Feminista, Estela Márcia Scandola, durante o Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS” realizado, em dezembro de 2017, pelo Sind-UTE/MG, em Belo Horizonte, disse que o Sistema Único de Saúde é de todos e, portanto, deve ser uma defesa da sociedade. Ela enumerou as várias atribuições e responsabilidades do SUS, que muitas vezes, é visto somente pelo lado negativo. No entanto, esse sistema – que é o maior do país no segmento de saúde e prevenção – precisa ser também observado também pelas suas qualidades.

Valorização e financiamento

O médico e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Pedralva, durante o Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS”, promovido pelo Sind-UTE/MG, falou do financiamento e valorização desse Sistema e disse que o Brasil é um dos países que menos investe em saúde pública da América Latina.

Sucateamento do SUS

O Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Anderson Alves, afirmou que existe hoje um jogo orquestrado pela grande imprensa para desmoralizar o SUS. Ele afirmou durante Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS”, promovido pelo Sind-UTE/MG, que o não investimento no SUS tem o objetivo de sucatear o sistema para que ele seja entregue à iniciativa privada.

Saúde preventiva e medicina curativa

O professor Adauto Luiz Gomes, da Subsede Itaúna, ao participar do Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS”, destacou a importância da saúde preventiva e da medicina curativa e disse que o SUS é uma referência nesses dois quesitos. Também falou da estratégia do governo de privatizar a saúde pública utilizando-se para isso o desmantelamento do Sistema Único de Saúde.

Debate sobre Aids e prevenção

A professora Ana Paula Caldas, Subsede Divinópolis, esteve também no Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS. Na oportunidade falou da importância de ampliar conhecimento e de fazer o debate sobre a Aids e como prevenir contra essa doença nas escolas públicas.

Na luta em defesa do SUS

Geraldo Miguel, diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da Subsede Amazonas, disse que o Sindicato se coloca em defesa da saúde pública e do SUS como uma pauta cidadã. A entidade, segundo ele, não está a serviço somente da luta sindical e voltada para os interesses econômicos da categoria. “Somos Sindicato cidadão, que se preocupa com as causas coletivas”, ressaltou durante Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS promovido pelo Sind-UTE/MG.

Saúde e da qualidade de vida

A professora Weine Franco, Subsede Itaobim, leva para sua comunidade o conhecimento de que o SUS faz medicina preventiva e é responsável por um atendimento voltado para a manutenção da qualidade de vida. Ela também esteve presente no Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS promovido pelo Sind-UTE/MG.

Política de saúde e de prevenção à Aids

A diretora estadual e coordenadora do departamento de Formação Política e Sindical do Sind-UTE/MG, Feliciana Saldanha, lembrou que o Sindicato tem acompanhado há anos o Projeto DST/Aids desenvolvido país afora pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que sempre culmina com o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. “Essa foi uma conquista, inclusive, dos movimentos sociais, e esse é um debate que fazemos dentro das escolas aqui em Minas Gerais”, ressaltou durante a abertura do Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS.

Projeto EPT/Aids nas escolas públicas

Ainda durante o Seminário de Formação “Lutar para defender a saúde e o SUS, a diretora estadual e coordenadora do departamento Administrativo e Financeiro do Sind-UTE/MG, Marilda de Abreu Araújo, ressaltou a relevância do Projeto EPT/Aids, iniciado em 2006, pela Internacional da Educação para a América Latina (Ieal) e seus membros, na defesa do Programa Educação para Todos. Pediu a todos e todas coragem para colocar em discussão o projeto DST/Aids, que pode envolver educadores e educadoras de todas as disciplinas.

“Aids um perigo à vista”

Em 2017, o conceito trabalhado nas escolas públicas de Minas Gerais foi “Aids um perigo à vista!” O material produzido pela CNTE e reproduzido pelo Sind-UTE/MG foi divulgado nas escolas por meio de cada Subsede. Esse material (cartilhas, jornais, panfletos, entre outros) foi também levado ao conhecimento da sociedade, inclusive, com encartes nos Jornais Brasil de Fato e em outros jornais de grande circulação no Estado. O diretor estadual e coordenador da Subsede Montes Claros, José Antônio Vieira (o Zezinho), integrante do Coletivo DST/Aids do Sind-UTE/MG, elogiou a produção entregue aos educadores e educadoras de Minas Gerais.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.