Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 10 de fevereiro de 2018

Educadores e Educadoras pautam agenda de lutas!

Conselho Geral do Sind-UTE/MG, realizado dia 03 de fevereiro último, com a presença da direção estadual, diretores/as das Subsedes de todo o Estado, servidores/as das Superintendências Regionais de Ensino e do Órgão Central, Redes Municipais e Conselheiros e Conselheiras que integram o Conselho do Sind-UTE/MG pautou um extenso calendário de lutas. Durante o encontro, os profissionais da educação discutiram sobre as lutas contra a Reforma da Previdência, articularam a luta estadual diante do descumprimento pelo governo do Estado do Acordo sobre o Piso Salarial, adiamento do ano escolar, suspensão das nomeações de concurso, parcelamento do pagamento do 13º salário, entre outras demandas, conforme explica a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.


Reforma da Previdência – Diga Não!

Os impactos da Reforma da Previdência na vida da classe trabalhadora foram abordados pelo o assessor do Dieese na Subseção da CUT/MG, Frederico Melo, durante Conselho Geral do Sind-UTE/MG. Ele explicou que o governo trabalha sem transparência e sem dar muita evidência à emenda proposta da Emenda Aglutinativa, que é ainda pior que a proposição anterior. A Reforma da Previdência ataca de uma só vez os dois regimes: o Próprio e o Geral (INSS). Em síntese, segundo Frederico, a Reforma da Previdência endurece as regras, diminui o valor do benefício e dificulta muito o acesso à aposentadoria para a classe trabalhadora.


Comunicação com a base

Durante conselho geral do Sind-UTE, no dia 3 de fevereiro, o coordenador do Departamento de Comunicação, Paulo Henrique Santos Fonseca, fez uma breve apresentação do trabalho desenvolvido por esse departamento ressaltando não só as publicações impressas, a exemplo do Informa, que a categoria recebe com regularidade, mas, também o site do Sindicato e outros canais de interlocução com a categoria.


Anote o calendário de lutas!

Foi aprovada uma extensa agenda de luta durante o Conselho Geral do Sind-UTE/MG – Acompanhe aqui o Calendário de lutas aprovado e outros encaminhamentos.

* 15 e 16/02: Debater a organização da luta em todas as escolas estaduais durante os dias escolares.

* 19/02: Paralisação da rede estadual contra a aprovação da Reforma da Previdência e de advertência para o Governo do Estado. Organizar atos em todas as regiões do Estado em articulação com movimento social e sindical contra a Reforma da Previdência.

* 21/02: Reunião específica com representantes das Superintendências Regionais de Ensino e do Órgão Central.

* 24 e 25/02: Formação de formadores para articulação do Congresso do Povo em Minas Gerais.

* Até 27/02: Realização de assembleias locais/ por Subsedes em preparação à Assembleia Estadual.

* 28/02: Assembleia Estadual com paralisação e indicativo de greve.

* 02/03: Encontro Estadual de Especialistas da Educação.

*03/03: Conferência Livre da Educação em preparação à Conferência Nacional Popular da Educação.

*08/03: Dia de Luta das Mulheres.

* 31/05 a 03/06: Congresso Estadual do Sind-UTE MG.


Outros encaminhamentos de luta

1. Organizar material de denúncia e de esclarecimento sobre a situação que estamos enfrentando na Rede Estadual.

2. Procurar os diretórios do PT e parlamentares, movimentos sociais, sindicais e outros partidos políticos para apoiarem a luta da rede estadual.

3. Continuar a articulação de estratégia de enfrentamento à Escola da Mordaça.

4. Cobrar a realização de Audiência Pública sobre a situação do IPSEMG.

5. Aprovação de moção de repúdio ao sucateamento do IPSEMG.

6. Aprovação de moção de repúdio contra a Secretaria de Estado da Educação pelos problemas que a categoria enfrentou com p diário eletrônico, adiamento do ano escolar e designações on-line.

7. Dar encaminhamento às propostas do Seminário com diretores de escola que o Sind-UTE/MG realizou em 2017.

8. Encaminhar as demandas do IPSEMG em reunião com o Presidente do Instituto que acontecerá no dia 08/02 com o Sind-UTE MG.

9. Participar do Congresso do Povo organizado pela Frente Brasil Popular.

10. Fazer o protocolo da pauta de Reivindicações atualizada.

11. Solicitar a retificação do edital do Concurso para que seja contemplada a cota racial.


Educadores mineiros criticam governo do Estado

O professor da rede estadual, em Belo Horizonte, Diego Bicalho, critica o tratamento dado pelo governo do Estado aos profissionais da educação e diz que a categoria vai continuar na luta por seus direitos. Também diz que a pauta contra a Reforma da Previdência é outra agenda que unifica a categoria.


Pelos nossos direitos!

A coordenadora da Subsede Ponte Nova e conselheira, Neli Magalhães, destaca a luta da educação, lembra das mobilizações desde dezembro pelo básico, o pagamento do 13° salário, e diz que esse governo precisa entender que a educação também é prioridade. Diz ainda que a luta contra a Reforma da Previdência é outra bandeira que a educação também levanta neste momento.


A luta contra a Reforma da Previdência é nas ruas!

O coordenador da Subsede Vespasiano, João Martinho Filho, afirma que o Brasil feudal, o Brasil colônia precisa se levantar e contrapor essa agenda de retrocessos que o governo ilegítimo de Temer quer impor ao povo brasileiro. Nas ruas, com toda energia e força na luta!


Homenagem

De pé, um momento de silêncio para guardar na memória e no coração, a memória do professor Fausto Fábio de Araújo, que foi diretor de E.E. Governador Juscelino, na cidade de Capinópolis e faleceu quando voltava da luta em Belo Horizonte para sua cidade no dia 27 de dezembro de 2017, vítima de um infarto fulminante.

O amigo e companheiro de tantos momentos importantes e de militância em defesa da classe trabalhadora, Fausto Fábio – que por tantas vezes ganhou a estrada e dessa última não voltou mais pra o seio da sua família – educadores e educadoras reafirmaram uma vida inteira de luta. O Conselho Geral também prestou uma homenagem “in memória” do professor da UFMG, Antônio Leite Alves Radicchi, pai do militante Rômulo Radicchi. Em forma de oração, os presentes se solidarizaram aos seus colegas, amigos e familiares.


O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.