Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 13 de janeiro de 2018, nas TV Band Minas, das 10h às 10h:30, TV Band Triângulo e Candidés, neste mesmo horário

Quem Luta, Educa

Repúdio, indignação e a certeza de que esse ano começa em luta e com muita mobilização em defesa de seus direitos, entre eles, pelo recebimento do 13º salário, que o governo de Minas parcelou para os profissionais da educação em quatro vezes. A notícia de que o governo adiará o início do ano letivo para depois do carnaval, com data prevista para 19 de fevereiro, foi recebida com críticas pelo Sind-UTE/MG. A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, diz que a categoria está tão indignada que pode até começar o ano em greve. Afirma ainda que o governo tem sim o dinheiro para pagar o 13º da educação.

Queremos nossos direitos!

Profissionais a Educação se mobilizam e cobram do governo do Estado o pagamento do 13º salário. A mobilização do dia 27 de dezembro, dia de paralisação em todo Estado, teve o propósito de também dialogar com a sociedade sobre essa realidade.

Crime de Mariana continua impune!

O crime de Mariana que aconteceu em 5 de novembro de 2015, quando uma barragem da Samarco Mineração, empresa da Vale e BHP rompeu, até hoje continua impune e trazendo problemas para quem foi atingido. Só para relembrar foram 19 mortos e mais o aborto de uma moradora de Bento Rodrigues que aconteceu enquanto a jovem corria da lama com outro filho nos braços. Soniamara Maranho, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), faz uma avaliação da situação dos atingidos neste momento.

Professor diz porque essa a Escola sem Partido é maléfica

A escola sem partido, para o professor Adilson Dumont é o esvaziamento do discurso político da educação e tira a sua premissa de formar cidadãos.

Stédile sai em defesa de Lula

Líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), João Pedro Stédile, sai em defesa de Lula, que será julgado no dia 24 de janeiro, pelo Tribunal Regional Federal, da 4ª Região, em Porto Alegre. Ele diz que isso tudo é resultado de um golpe, em que a elite brasileira que depositar no colo do povo brasileiro, a responsabilidade pela crise. “Eles não engolem a candidatura Lula, desde 2014, e tentam impedir que ele seja candidato e vença de novo”, afirma João Pedro Stédile.

Calendário de lutas

Ainda em conflito com a decisão do governo de fazer tratamento diferenciado em relação ao pagamento do 13º salário, os/as trabalhadores/as em educação enfrentam novos problemas. Mais uma vez, a opção do governo do estado, de acordo com Beatriz Cerqueira, prejudica trabalhadores/as que recebem os mais baixos salários, e segundo o Sind-UTE/MG estabelece uma precarização sem precedentes na rede estadual. Deputado estadual Rogério Correia defende abertura de negociações com o governo.

O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.