
Veja no Programa Outras Palavras que será veiculado no próximo dia 27 de janeiro de 2018
- 26/01/2018
Tempos de fortalecer a luta sindical!
Em tempos de golpe, de ataques aos direitos da classe trabalhadora, potencializar a luta para fortalecê-la se faz necessário. Durante seminário que celebrou os 30 anos da Escola Sindical 7 de outubro, no Barreiro de Cima, em Belo Horizonte, muito se falou sobre a organização coletiva, conforme, destaca a presidenta da CUt Minas, Beatriz Cerqueira.
Uma Escola cidadã!
Construída no Barreiro de Cima, na cidade de Belo Horizonte, num bairro operário e de grande presença dos movimentos populares e sindicais – a Escola Sindical 7 de Outubro, que se notabiliza pela luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, acaba de celebrar 30 anos de existência.
Mas toda a arquitetura que hoje conjuga conforto e funcionalidade começou de maneira inusitada e com todas as dificuldades que um projeto desse tamanho haveria de enfrentar.
O ex–ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, no governo Lula, Luiz Soares Dulci foi um dos precursores dessa história e ninguém melhor que ele para nós contar como tudo teve início.
Encontro Educação e Igualdade Racial – Roseane Ramos
Durante o Encontro Educação e Igualdade Racial, promovido pelo Sind-UTE/MG, Roseane Ramos, da Secretaria de Igualdade Racial do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás, Sintego, destacou que a educação é um dos caminhos para se trabalhar o combate ao preconceito, para fazer a luta antirracista.
Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira (Cenarab) parabeniza o Sind-UTE/MG
Makota Celinha, coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira (Cenarab) parabeniza o Sind-UTE/MG por pautar a luta contra o racismo e diz que essa é uma luta da coletividade. Também ressalta que a escola tem um papel fundamental na condução desse processo.
O Sind-UTE/MG denunciou a situação dos aposentados de Ipatinga, por meio de um protocolo na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
No documento, a Subsede Ipatinga, afirma que os servidores inativos, que estão sem receber grande parte de seus benefícios previdenciários, referentes à parcela a ser complementada pelo poder público municipal, tiveram seus planos de saúde cortados, os empréstimos consignados deixaram de ser pagos pelo Município e estão sofrendo processos judiciais, além de graves problemas de saúde, como depressão, tendo sido registrada até mesmo tentativa de suicídio. Feliciana Saldanha, diretora estadual do Sind-UTE/MG e coordenadora do departamento de Formação Política e Sindical, diz que hoje cerca de 2 mil aposentados/as estão sendo atingidos/as por esse descaso.
Conape 2018
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) informa que acontecerá, de 24 a 28 de abril próximo, em Belo Horizonte, a Conferência Nacional Popular de Educação, com a temática “A Educação se faz com Democracia”.
O programa “Outras Palavras” é uma produção do Sind-UTE/MG e é veiculado aos sábados, das 10h às 10h30, nas TV’s TV Band Minas (em todo o Estado), Candidés (Divinópolis e Região) e na TV Band Triângulo.