Publicações

Versão online do “Informa” – Edição Fevereiro/ Março de 2024 está disponível para leitura

Jornal impresso será distribuído nas escolas da rede estadual na primeira semana do mês de março

Acesse o Jornal AQUI

Educadores(as) e comunidade escolar já podem ler a Edição de Fev/Março 2024 do Jornal INFORMA, tradicional veículo do Sind-UTE/MG voltado para a divulgação das pautas e lutas do sindicato, com foco na informação e debate com a categoria.

A versão impressa chegará às escolas da rede estadual até o final da primeira semana do mês de março. A distribuição dos jornais possibilitará aos(às) dirigentes das subsedes e à direção estadual do Sind-UTE ouvir a categoria, debater as condições de trabalho, fortalecer vínculos e mobilizar a base para os desafios de 2024.

Em seu editorial, o sindicato convoca à ação diante dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, que sofrem com a exaustão, pressão e precarização das condições de trabalho. Além disso, alerta para as políticas privatizantes que ameaçam a qualidade e a gestão democrática do ensino público.

A edição apresenta o contexto e a Pauta de Reivindicações construída para a Campanha Salarial de 2024. Ainda, um Informe Jurídico tratando da AÇÃO DE 1/3 DE FÉRIAS REFERENTE AOS 30 DIAS DE FÉRIAS NÃO PAGO.

Tema central no ano de 2024, a construção de um Novo Plano Nacional de Educação, em debate na Conferência Nacional de Educação (Conae), é também um destaque dessa edição. O Sind-UTE tem sido protagonista do processo, coordenado em nosso Estado pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG).

O ano será de reconstrução, exigindo coragem para os enfrentamentos necessários, aponta a publicação. “sem consciência de classe, reflexão crítica e ação coletiva, não conseguiremos reverter a brutal transformação da escola pública em uma escola-empresa”.

Organização e Resistência

O jornal analisa o atual cenário e estimula o debate sobre como os(as) educadores(as) das redes estadual e municipais podem fazer o enfrentamento diante dos ataques à gestão democrática, a busca incessante por resultados e os ataques a direitos fundamentais, apontando como fundamental que essa organização se fortaleça em cada local de trabalho. “Para fazer frente a esses desafios, é fundamental a união da categoria através da organização por local de trabalho, uma estratégia que mantém o sindicato mais próximo do cotidiano da categoria, fortalece a luta dos(as) trabalhadores(as) e democratiza as tomadas de decisões nas instâncias de organização e deliberação do Sind-UTE.”

A leitura é indispensável para renovar as esperanças neste início de ano, pois como conclui o editorial: “A exaustão é uma condição imposta pela realidade que enfrentamos, mas não pode nos imobilizar. É hora de dizer basta e resistir. A escola não é uma empresa, nem um quartel. Ela não pertence a este ou a qualquer outro governo. A escola pública é nossa; ela é da comunidade e para a comunidade”.