#ZemaPagueoPiso: Sind-UTE/MG realiza ato na porta da SRE Metropolitana B, em BH, para mobilizar a categoria na greve e cobrar do governo o Piso Salarial da Educação

Na manhã desta sexta-feira (11/3/2022), a partir das 8h30, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realiza ato na porta da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, em Belo Horizonte, para mobilização da categoria na greve e para cobrar do governo Zema o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional.

O ato na porta da Metropolitana B compõe parte das ações que a categoria aprovou, após a realização da Assembleia Estadual (veja aqui). Essa atividade acontece em todo o estado.

Greve

A greve foi deflagrada na Rede Estadual de Educação a partir do dia 9/3/2022, porque o governo Zema não apresentou nenhuma proposta de cumprimento do Piso Salarial para as/os educadoras/es e descumpre a Constituição do Estado.

O Piso Salarial é um direito garantido pela Lei Federal 11.738/08, pela Constituição do Estado, por meio do artigo 201A, e pela Lei 21.710/2015. O direito vale para todas as oito carreiras da Educação e aposentadas/os com paridade.

O Sind-UTE/MG destaca que a categoria enfrenta um empobrecimento estrutural e as Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB’s), por exemplo, ganham menos de um salário mínimo.

Endereço: Av. Amazonas, 5855 – Gameleira, Belo Horizonte

Fotos: Leon Renault

Acompanhe mais nos stories do nosso instagram: @sindutemg