Encontro Internacional sobre Educação Pública continua hoje em BH

Mais de 500 pessoas de seis países participam do Encontro Pedagógico Latinoamericano sobre Educação Pública, Democracia e Resistências, que está acontecendo em Belo Horizonte desde ontem (07/07), no Dayreel Hotel. O evento conta com a participação de lideranças docentes do Brasil, Honduras, Argentina, Paraguai, Venezuela e México.

O Encontro é realizado em parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o  Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL)  e será a primeira experiência regional no Brasil.

Segundo o Sind-UTE/MG, o objetivo do encontro é envolver trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual e das redes municipais filiadas ao Sindicato. Ainda de acordo com a direção da entidade, é momento oportuno para conhecermos experiências dos povos latinoamericanos que enfrentaram golpes de estado, governos neoliberais, debater as consequências de dos golpes para a educação e como em outros países os profissionais da educação articularam e articulam resistências.

Mesas de Debate

08 de julho (sexta-feira)

08h30: Resistência e Luta da Educação no México

Convidados: Profª. Drª. Gabriela Vasquez, Programa de Pós-Graduação de Estudos Latino-americamos – UACM

José Antônio Altamirano Ojida, professor de Oaxaca

10h30: Resistência e Luta na Venezuela

Convidado: José Humberto Guariguata Osorio, Diretor Geral de Investigação e Formação do Ministério do Poder Popular para a Educação na Venezuela

12h30: Almoço

14h00: Lançamento do Livro A Resistência ao Golpe de 2016

15h00: O Papel da Educação e dos Educadores e educadoras na Resistência Democrática

Convidado: Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

17h00: Carta de Minas Gerais do Movimento Pedagógico Latino-americano e Ato Fora Temer

CONVITE À IMPRENSA

A imprensa está convidada a acompanhar o Encontro Internacional sobre Educação Pública, Democracia e Resistências.

Para facilitar o trânsito dos jornalistas, faremos credenciamento no local.