Sind-UTE/MG promove Seminário sobre violência no ambiente escolar

Download do arquivo

A violência no ambiente escolar é um assunto recorrente na vida de quem atua hoje em dia na educação, especialmente, para aqueles que estão diretamente na sala de aula. A todo instante surge um novo caso de agressão seja verbal, seja física a um educador ou educadora no exercício de suas atividades.

Esse cenário tem preocupado muito o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) que tem recorrido ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, para solicitar a elaboração de políticas públicas que combatam a violência no ambiente escolar e garantam a segurança e a integridade física do/a trabalhador/a em educação em seu local de trabalho, bem como à comunidade escolar.

Segundo a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, a situação é grave e não pode ser tratada como fato isolado. “Precisamos de medidas de proteção e atendimento, que coíbam a violência no ambiente escolar”, afirma.

Ainda de acordo com o Sindicato, não existe nenhum tipo de protocolo de atendimento ou qualquer mecanismo que atenda e dê suporte ao profissional agredido. Por isso, inclusive, não há como saber exatamente os números dessas agressões.

Para debater sobre esses cenários, o Sind-UTE/MG realiza neste sábado (12/03), de 9 às 18h, no auditório do Sindibel, em Belo Horizonte, o Seminário sobre violência no ambiente escolar. Esta atividade faz parte da estratégia do Sindicato de investir em discussões sobre as condições de trabalho percebidas na rede pública estadual e construir propostas para o enfrentamento destes problemas.

O resultado deste Seminário será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho que, desde 2014, vem apurando as situações de violência sofridas pelos trabalhadores em educação e como o Governo do Estado tem se comportado.

Evento: Seminário sobre violência no ambiente escolar

Horário: 9 h às 18 h

Local: Auditório do Sindibel (Av. Afonso Pena, 726, 18º andar, Centro, Belo Horizonte)

Realização: Sind-UTE/MG