30/1/23 – 12o Congresso do Sind-UTE/MG: Dia de debates, apresentação de Resoluções e discussão em grupos

O 12º Congresso do Sind-UTE/MG reúne cerca de 2,5 mil pessoas e discute o plano de lutas de educadoras e educadoras de Minas Gerais, em evento aberto dia 29/1/23 com término previsto para a próxima quarta-feira (1/2/23).

Nesta segunda (30), o Congresso teve início com a aprovação do Regime interno, depois houve um amplo debate sobre a mercantilização, privatização e o desmonte da educação pública de Minas Gerais com os professores Heli Sabino, Rudá Ricci e Analise Silva.

Logo depois aconteceu a Mesa 2 com a apresentação das Resoluções e na sequência os congressistas se dividiram em grupos de trabalhos para discutir e apresentar propostas sobre os temas: conjunturas internacional e nacional; conjuntura mineira; políticas educacionais, políticas para diversidade e inclusão; balanço político; plano de lutas e estrutura sindical.

O Congresso prossegue dia 31/1, no Actuall Hotel, em Contagem com a seguinte programação: às 10h, plenária final; 16h lançamento do livro “Educação, Escolar e Crítica de Mídia, com Ércio Sena; 17h lançamento do prêmio Maria Maria em homenagem às educadoras Maria Helena Gabriel e Maria Nazaré (Fufa) falecidas. Às 18h terá a apresentação da Ciranda com as crianças que participam do evento e às 18h:30 encerramento do evento.

No dia 1º de fevereiro, haverá ato em defesa da educação pública na ALMG.