7/12/22 – Educadoras/es paralisam atividades, fazem manifestação na Cidade Administrativa e participam de audiência pública, na ALMG, para cobrar do governo Zema o rateio do Fundeb

Galeria de fotos: Click aqui para ver mais fotos

Educadoras e educadores, sob coordenação do Sind-UTE, marcaram presença na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quarta-feira, 7/12/22. Eles vieram de todas as regiões do estado para acompanhar e participar de uma audiência pública sobre o rateio dos recursos do Fundeb.

A audiência pública foi realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, a requerimento da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT/MG).

A parlamentar frisou durante a audiência que pela nota divulgada pelo governo Zema na tarde de hoje (7) e, também pelo o que foi exposto na reunião pelo seu representante do governo, que ficam evidentes os dados apurados pelo Dieese, ou seja, “ os recursos do Fundeb existem, falta o governo dizer quanto e quando vai pagar.”

A coordenadora-geral do Sind-UTE, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Denise Romano, também reforçou a existência de mais de R$ 2bi de recursos do Fundeb, dinheiro esse que, por lei, deve ser aplicado na valorização da categoria.
“ São valores que correspondem hoje a um rateio entre R$ 5 e R$10 mil para cada trabalhador/a da educação que está na ativa em Minas Gerais. Vamos seguir na batalha por esse rateio.”

Denise Romano, no entanto, lembrou que rateio não é o ideal, mas, como o governo deixa de investir corretamente os recursos da educação, deixando sobrar dinheiro no caixa sem pagar o que deve à categoria é preciso lutar. “O justo, o correto, o legal é que o governo divida esses valores, e pague a toda a categoria.”

FotoStudium/Sindute

Dia de luta

Pela manhã, neste dia 7/12, por convocação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), trabalhadoras/es de todo Estado participaram de uma manifestação na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Eles vieram cobrar do governo o pagamento do rateio do Fundeb.

Galeria de fotos: Click aqui para ver mais fotos

Foto: Luiz Rocha/Sindutemg