8/3/23 – Educadores/as fazem Comitê de recepção a Zema para cobrar o Piso Salarial da categoria e são tratados com truculência

De costas para as educadoras e os educadores! Foi essa a postura do governador Romeu Zema na manhã desta quarta-feira , 8/3/23, em frente ao Colégio Pedro II, região Central de Belo Horizonte.

Ao deixar o local e ser recepcionado por um grupo de trabalhadores/as, sob comando do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o governador Zema ignorou o movimento. Um assessor de sua segurança tentou arrancar à força o megafone das mãos do diretor estadual do Sindicato, Paulo Henrique Santos Fonseca, numa flagrante tentativa de cercear sua liberdade de expressão. Outro segurança cercou a equipe de filmagem do Sind-UTE que fazia a cobertura no local visando impedir o trabalho de registros da imprensa.

Logo no início do ato, a policias militares que faziam a segurança no local ordenaram que o movimento ficasse, no mínimo, há cerca de 20 metros da portaria por onde o governador iria passar.

Mesmo diante de todas essas exigências, trabalhadoras/es em educação se manifestaram e cobraram o pagamento do reajuste Piso Salarial de 14,95% de janeiro deste ano e os demais reajustes não concedidos pelo governo mineiro.

Vale destacar que a atividade de hoje está prevista no calendário de lutas da educação tirada na assembleia geral de filiadas/os, dia 4/3/23.

FotoStudium/Sindutemg