A importância dos funcionários da educação no cotidiano escolar

• 04/08/2014

Uma novidade no Programa Outras Palavras. A partir do último dia (03/08), o Sind-UTE/MG passa a exibi-lo também na TV Band Triângulo, que cobre com o seu sinal 100 cidades na região, alcançando uma população de 2.910.000 habitantes e  1 milhão de domicílios com  TV (DTV).

Na edição desse domingo, o Educação em Debate discutiu a importância dos funcionários da educação no cotidiano escolar. O assunto foi abordado durante o Encontro Estadual de Funcionários da Educação, que o Sind-UTE/MG realizou, em maio desse ano, na cidade de Ouro Preto, com a presença de mais de 400 pessoas.

A professora-Adjunta da Faculdade de Educação (FE/UnB) e doutora em educação, Catarina de Almeida Santos, em conversa com a professora e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, falou da importância desses atores sociais no cotidiano da escola; dos impactos da terceirização nesse segmento e da precarização das relações de trabalho.

Para ela, todos (estudantes, professores e profissionais da educação) são importantes atores sociais no processo educativo. “Independente do cargo ou da função que ocupam, todos passam conteúdos educativos. No entanto, muitos desses profissionais são considerados invisíveis pelo Estado, especialmente, quando se fala do respeito aos seus direitos e garantias”, afirmou.

Catarina destacou que a terceirização na educação não implica em melhoria da qualidade do ensino. Muito pelo contrário, “quando professores e servidores administrativos da Educação são terceirizados, por meio dos contratos especiais, perde-se o vínculo desses profissionais com a comunidade escolar e com o projeto político-pedagógico da escola. Educação não é só prestação de serviço, é todo um processo amplo, complexo, que exige outro tratamento”.

No Atualidade, a jornalista e editora do Jornal Brasil de Fato/Minas Gerais, Joana Tavares, falou do esforço empreendido para consolidar essa mídia alternativa, cuja linha editorial retrata aquilo que os veículos convencionais, normalmente, não mostram. O tablóide, regional Minas, acaba de completar um ano de existência e o projeto nacional existe há 11 anos.

No Momento CUT Minas, a coordenadora do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador, Marta de Freitas, resgatou a luta desse movimento, que nasceu no Sindicato dos Metalúrgicos de Minas Gerais e vem ganhando amplitude no mundo do trabalho.

Segundo ela, Minas se destaca no cenário nacional quando se fala de acidentes de trabalho. Como principais fatores de risco nesse ambiente ressalta o descumprimento da legislação de saúde e de segurança do trabalho por parte das empresas, a falta de salários dignos e de benefícios adequados, o trabalho informal e ilegal; a terceirização, entre outros.

O Programa  Outras Palavras é uma produção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e vai ao ar todos os domingos, de 7h às 7h30 na TV Band e TV Band Triângulo.

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG